Salar de Uyuni. O maior espelho natural do mundo

Salar de Uyuni espelho

Salar de Uyuni. Fotografado por Bernhard Huber

O Salar de Uyuni, também designado Salar de Tunupa, é uma extensa planície de sal localizada no sul da Bolívia. Este deserto de sal localizado na proximidade das cidade de Uyuni e Potosí, tem uma impressionante área de 10 582 km2, sendo por isso maior que os 2 países mais pequenos do mundo (Vaticano e Mónaco).

Ao contrario da maioria dos desertos, o Salar de Uyuni é essencialmente composto por sal. 10 mil milhões de toneladas de sal, para ser mais preciso. Tornando-se por isso uma das maiores reservas de sal do mundo. Esta região também é extremamente rica em lítio (elemento quimico que é usado na produção de baterias). Na verdade, nesta região encontra-se cerca de 70% das reservas mundiais de lítio, sendo por isso uma região onde a exploração de lítio e sal está em crescimento.

O Salar de Uyuni reúne algumas características muito peculiares que tornam este local excepcional, como por exemplo:

  • Este deserto é completamente plano em toda a sua extensão, existindo uma variação máxima de 1 metro ao longo de toda a sua área;
  • Nesta região podem ser observados dois impressionantes tipos de nuvens (congestus cumulus e cumulus bigorna) que ajudam a embelezar ainda mais a paisagem;
  • Na época da chuva a planície de sal fica coberta por uma fina camada de água, reflectindo a imagem do céu. Quando este fenómeno acontece, torna-se difícil identificar onde termina o horizonte e começa o céu.
Salar de Uyuni espelho 3

Salar de Uyuni. Fotografado por Bernhard Huber

Onde fica localizado Salar de Uyuni?

Este deserto de sal fica localizado na região sudoeste da Bolívia.

Quando visitar Salar de Uyuni?

Entre Dezembro e Abril, quando a chuva é mais predominante, é a melhor época para assistir ao incrível efeito de espelho. No entanto, o excesso de chuva pode levar à imobilização de veículos, bem como o cancelamento das visitas guiadas. Para além disso esta região tem diversas atracções que não podem ser visitadas nestas condições.

Por outro lado, entre os meses de Julho e Outubro, o sal seca e endurece, permitindo que os turistas se desloquem ate locais que estariam inacessíveis durante a época da chuva.

A época alta é de Junho a Setembro, no entanto a melhor altura para visitar depende daquilo que pretende ver.

Salar de Uyuni. Fotografado por Bernhard Huber

Salar de Uyuni. Fotografado por Bernhard Huber

Como se formou?

À cerca de 42 mil anos atrás nesta região existia um enorme lago pré-histórico denominado lago Minchin. A cordilheira dos Andes impediu o escoamento da água deste lago para o mar e ao longo dos anos a água foi evaporando, mantendo-se o sal. Actualmente apenas restam dois pequenos lagos (Poopó e Uru Uru) e dois desertos de sal, o mais pequeno denominado Salar de Coipasa e o maior Salar de Uyuni.

Deserto de sal salar de Uyuni

Salar de Uyuni. Fotografado por Voyages Lambert

Que outras atracções turísticas tem esta região?

Isla Incahuasi – Situada no centro deste enorme deserto de sal, esta formação rochosa destaca-se da paisagem completamente plana que a envolve. Apesar de isla em espanhol significar ilha, na realidade é não uma ilha pois não esta rodeada de água. No entanto já teve à milhares de anos atrás. Aqui existe uma grande predominância de cactos, sendo alguns deles massivos.

Isla Incahuasi Salar de Uyuni

Salar de Uyuni. Fonte: Pixabay

Laguna Hedionda – É uma das 9 lagoas de água salgada, localizada próxima da fronteira com o Chile, onde podem ser encontradas vários tipos de espécies migratórias de flamingos.

Laguna Hedionda Salar de Uyuni

Salar de Uyuni, Fotografado por BORIS G

Sol de Manãna – Um dos pontos mais altos (5000 metros) desta região e com uma intensa actividade vulcânica.

Géiseres do Sol de Manãna salar de uyuni bolivia

Géiseres do Sol de Manãna. Fotografado por profe_miguel

Cemitério de comboios – Local onde permaneces as carcaças de comboios que outrora foram usado para o transporte de vários tipos de mercadorias entre a Bolívia e os países vizinhos.

Cemitério de comboios

Cemitério de comboios, Salar de Uyuni. Fonte: Pixabay

Hotel Luna Salada – Um dos hotéis mais exóticos do mundo, construindo com blocos de sal. Para disso, também as cadeiras, mesas e outros objectos decorativos são igualmente feitos de sal.

Salar de Uyuni espelho

Salar de Uyuni. Fotografado por Bernhard Huber

Artigos Recomendados