Quantos países existem no mundo?

países mundo mapa

Ao longo da nossa vida, vão surgindo perguntas para as quais procuramos respostas. E certamente muitos de vocês já perguntaram a si mesmos “quantos países existem no mundo?” Neste artigo iremos tentar responder a essa pergunta.

A verdade é que não há uma resposta 100% correcta, pois existem determinados países que não são aceites em unanimidade como independentes pelas outras nações. No entanto, perante a pesquisa efectuada grande parte das entidades internacionais considera que actualmente existem 197 países no mundo.

Para perceber como chegamos a esta conclusão respondemos às seguintes perguntas:

O que é um país?

Um país, de uma forma simplificada, é um território social, político e cultural geograficamente delimitado. A maioria dos países são administrados por um governo que mantém a soberania sobre seu povo e território, garantindo dessa forma o bom funcionamento das actividades que envolvem a sua economia e sociedade.

Quantos países fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU)?

Actualmente a ONU é constituída por 193 estados membros e 2 observadores (Palestina e Vaticano). Todos os membros desta organização são reconhecidos por unanimidade com nações independentes, assim como o Vaticano. Já no caso da Palestina existe algum debate, como iremos abordar mais à frente.

Porque é um tema tão controverso?

A dificuldade em determinar um número exacto de países existe devido ao facto de algumas nações se considerarem independentes, no entanto não são unanimemente aceites pelos restantes países do mundo. Os casos mais notórios são os seguintes:

  • Taiwan

Taiwan fez parte da ONU até 1971, ano em que foi substituída pela China. A maioria dos países considera Taiwan como um país independente, no entanto a China defende que Taiwan é apenas uma província. Alguns países não reconhecem oficialmente a independência de Taiwan porque a China, uma das maiores potencias económicas do mundo, ameaça impor sanções diplomáticas e económicas. Uma vez que é reconhecido pela maioria das nações, consideramos Taiwan um país.

  • Palestina 

O Estado da Palestina declarou a sua independência de Israel em 1988 e é reconhecido por 136 estados membros das Nações Unidas. Uma vez que é reconhecido pela maioria, também consideramos a Palestina um país independente.

  • Kosovo 

O Kosovo é um dos mais novos países do mundo e conseguiu a sua independência em 2008. Actualmente é reconhecido por 108 estados membros das Nações Unidas. Neste caso também consideramos um país independente pois é aceite pela maioria das nações.

  • Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales 

Apesar de muitas pessoas acharem que Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales são independentes, eles são na realidade parte de um único país, o Reino Unido.

Conclusão

Podemos então concluir que actualmente existem 197 países e estes são os 193 estados membros das Nações Unidas, Vaticano, Palestina, Kosovo e Taiwan.

Artigos Recomendados