Quantos litros de sangue tem o corpo humano?

Todos nós temos uma quantidade diferente de sangue no nosso corpo. Esta depende de vários factores, tais como a idade, peso e sexo. Mas de uma forma geral, podemos dizer que a quantidade de sangue corresponde a 7-8% do peso corporal.

Desta forma, um adulto que pese 65 quilos terá aproximadamente 4.88 quilos de sangue. Se quiser saber a quantidade aproximada em litros continue a ler o artigo.

Tendo em consideração apenas a idade e peso é possível estimar o valor aproximado de sangue:

  • Bebés – Os bebés tem aproximadamente 75 mililitros por cada quilo de peso corporal, Por isso se um bebé nascer com 3 kg terá aproximadamente 225 mililitros de sangue.
  • Crianças – Uma criança com 30 kg tem aproximadamente 2.19 litros de sangue. Geralmente uma criança tem entre 70 e 75 mililitros por quilograma de peso corporal.
  • Adultos – Um adulto com peso entre 60 e 80 kg tem entre 4.5 e 5.7 litros de sangue.

Existem ainda outros factores que podem influenciar a quantidade de sangue que uma pessoa tem, como por exemplo viver numa região de elevada altitude. Geralmente nessas regiões existe uma menor disponibilidade de oxigénio e por isso o nosso organismo adapta-se. Ao longo de várias semanas, produz mais glóbulos vermelhos para tentar transportar mais oxigénio para as células e dessa forma compensar a sua baixa disponibilidade.

É por este motivo que muitas vezes, equipas de futebol e outros desportistas passam várias semanas de preparação neste tipo de ambientes. Conseguindo dessa forma aumentar o número de glóbulos vermelhos para melhorar o transporte de oxigénio e consequentemente aumentar o seu rendimento físico.

Porque é que o sangue é essencial à vida?

Glóbulos vermelhos (hemácias) a percorrerem os vasos sanguíneos
Glóbulos vermelhos são essenciais para transportar o oxigénio e dióxido de carbono. Imagem: Pixabay

O sangue faz parte do sistema circulatório e tem na sua composição plasma, glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Cada um destes componentes é essencial à vida de todos os animais e nós humanos não somos excepção.

Estas são as principais funções do sangue:

  • Transportar o oxigénio até todos os tecidos do corpo.
  • Transportar o dióxido de carbono até aos pulmões para ser eliminado do organismo.
  • Fornecer nutrientes essenciais às células do nosso corpo.
  • Proteger o nosso corpo contra infecções por intermédio dos glóbulos brancos.
  • Controlar o pH e temperatura corporal.
  • As plaquetas tem um papel importante na hemostasia (controlar sangramentos).
  • Entre muitas outras funções.

De quanto em quanto tempo posso doar sangue?

Quantos litros de sangue tem o corpo humano homem a doar sangue
Cidadão a doar sangue. Imagem: Unsplash

Quando doamos sangue, geralmente são recolhidos cerca de 450 ml de sangue. Esta é a quantidade que é possível doar sem sentir qualquer efeito adverso.

Os glóbulos vermelhos têm um tempo de vida de aproximadamente 120 dias e por isso o nosso organismo está constantemente a produzir novas células na medula óssea. No entanto, este processo de produção de glóbulos vermelhos demora algum tempo e é por isso que precisamos de esperar alguns meses antes de poder doar sangue novamente.

Regra geral homens podem doar sangue a cada 3 meses enquanto as mulheres podem doar sangue a cada 4 meses.

Gostaria de doar sangue mas tem duvidas se o pode fazer? Então leia as perguntas frequentes colocadas ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação e descubra as respostas às suas perguntas.

Agora que já sabe quantos litros de sangue tem o corpo humano, enriqueça os seus conhecimentos de cultura geral lendo os seguintes artigos:

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...