Quantos habitantes existem no mundo?

Multidao de pessoas - Quantas pessoas existem no mundo

Imagem: Unsplash

Quantas pessoas existem no mundo?

Atualmente a população mundial é de cerca de 7,9 mil milhões de habitantes (ou 7,9 Bilhões em português do Brasil) e a taxa de crescimento da população mundial é de 1,05% ao ano, ou seja, a cada ano que passa, o número de habitantes do nosso planeta aumenta cerca de 83 milhões de pessoas. Apesar deste ritmo de crescimento ser ligeiramente inferior ao do último século, as estimativas das nações Unidas indicam que a população mundial poderá atingir os 10 mil milhões de pessoas em 2055.

O aumento populacional que se tem registado ao longo dos últimos séculos, está ligado à melhoria da qualidade de vida e da esperança média de vida. O aumento da estabilidade económica, acesso a cuidados de saúde e uma alimentação saudável são alguns dos fatores que contribuíram para o aumento da esperança média de vida nos países desenvolvidos. Atualmente a esperança média de vida mundial é de 73,2 anos (75,6 anos para as mulheres e 70,8 para os homens).

Em termos individuais, a China é o país mais populoso. Têm aproximadamente de 1,44 mil milhões de habitantes, que corresponde a cerca de 18,5% da população mundial. Em segundo lugar está a Índia, no entanto, estima-se que em meados de 2028 consiga tornar-se no país mais populoso do mundo, devido ao grande crescimento da sua população. Apesar de a Rússia ser o maior país do mundo em área, com 11% da área total do nosso planeta, é apenas o 9° país mais populoso. Curiosamente, nos 10 países mais populosos do mundo, habitam 58% da população mundial.

Será que existe um limite no número de habitantes que o nosso planeta consegue acomodar?

Multidao de pessoas - Quantas pessoas existem no mundo habitantes

Imagem: Unsplash

O rápido crescimento da população mundial dá origem a esta questão. A verdade é que a população tem aumentado ao longo dos últimos séculos, embora esse o ritmo de crescimento tenha reduzido. No entanto, o tamanho do planeta mantém-se o mesmo e os recursos são cada vez mais escassos. Várias estimativas sugerem que o planeta terra consiga acomodar entre 7,7 e 10 mil milhões de habitantes. A partir desse número poderemos começar a sentir a escassez de alimento, água e energia. Apesar de ser esperado um crescimento a um ritmo inferior para os próximos anos, continuamos próximos desse limite.

E nos países que falam a língua portuguesa quantas pessoas vivem?

países que falam lingua portuguesa

Imagem: Soscuriosidades.com

Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe são os 9 países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e todos eles têm o português como língua oficial. O Brasil é claramente o país de língua portuguesa com a maior população, com quase 20 vezes mais habitantes que Portugal.

PaísPopulação
Brasil212 559 417
Moçambique31 255 435  
Angola32 866 272
Portugal10 196 709
Guiné-Bissau1 968 001
Guiné Equatorial1 402 985
Timor-Leste1 318 445
Cabo Verde555 987  
São Tomé o Príncipe219 159
Total292 342 410

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...