Qual é a ilha habitada mais isolada do mundo?

Tristão da Cunha, ilha mais isolada do planeta

Fotografado por Brian Gratwicke

A ilha habitada e mais isolada do planeta é Tristão da Cunha, situada no sul do oceano Atlântico. É um dos três constituintes do território ultramarino britânico de Santa Helena.

Onde fica situada a ilha de Tristão da Cunha?

Tristão da Cunha encontra-se a uma distancia de 2,816 km da África do Sul e 3,360 km da América do Sul, tornando-a a mais remota ilha habitada do planeta. Existem ilhas ainda mais afastadas de massas continentais, no entanto estas não são habitadas. A ilha habitada mais próxima de Tristão da Cunha é  Santa Helena, 2,173 km a norte.

O ponto mais alto da ilha é um vulcão, Pico Queen Mary, com uma altitude de 2.062 Km. Este entrou em erupção em 1961, forçando a evacuação de todos os habitantes para o Reino Unido, sendo que a maioria acabou por regressar em 1963.

Tristão da Cunha é a maior ilha de um arquipélago, constituído por duas ilhas principais e quatro mais pequenas.

O acesso é feito exclusivamente de barco e a viagem demora aproximadamente 7 dias com partida da cidade do Cabo na África do Sul.

A ilha e os seus habitantes:

Tristão da Cunha tem uma área de 201 km2, semelhante a uma cidade como Paris, embora a grande maioria da ilha se encontre desabitada devido às suas características montanhosas. A única região plana é a capital, Edimburgo dos Sete Mares.

Edimburgo dos Sete Mares (Fotografado por The Official CTBTO Photostream)

Nesta ilha habitam cerca de 270 pessoas, formando aproximadamente 80 famílias, que partilham apenas oito sobrenomes. Devido à endogamia, vão surgindo alguns problemas de saúde como asma, glaucoma. Estas doenças são consequência do casamento inevitável entre pessoas de parentesco próximo, como por exemplo, primos de segundo grau.

A ilha tem um hospital equipado para assegurar cuidados básicos de saúde, no entanto quando necessitam de cuidados médicos especializados é necessário fazer a viagem de barco até África do sul ou Reino Unido.

Sugerido para si:

Artigos Recomendados