Qual é a diferença entre vespa e abelha?

As vespas e as abelhas são comummente confundidas, uma vez que ambas são capazes de se defender com picadas bem dolorosas. Contudo, apesar de terem algumas características em comum é relativamente simples distingui-las.

Diferenças de comportamento entre as vespas e abelhas

As abelhas são capazes de picar se sentirem a necessidade de se defender. No entanto, só são capazes de picar uma vez, morrendo logo de seguida. Isso acontece porque no momento da picada o ferrão da abelha fica alojado na pele do seu alvo, assim como algumas partes moles do seu abdómen. É por este motivo que as abelhas são capazes de picar uma única vez.

Ao contrário das abelhas, as vespas são capazes de picar várias vezes durante um ataque, isto porque são animais predadores e naturalmente mais agressivas.

Diferenças físicas entre as vespas e as abelhas

diferença entre abelhas e vespas
Diferenças entre vespas e abelhas

Tanto as abelhas como as vespas têm uma cor amarela e preta, sendo este o principal motivo que dificulta a distinção entre estes dois animais. Contudo, mesmo tendo a cor semelhante, o padrão não é exactamente igual. Geralmente as vespas têm cores mais intensas e padrões mais definidos do que as abelhas.

As vespas são mais compridas do que as abelhas, têm uma cintura estreita e geralmente não têm pelos no seu corpo, sendo este liso e brilhante. Por outro lado, as abelhas são mais pequenas, possuem uma cintura mais larga do que o seu corpo e têm a superfície do seu corpo coberta por pequenos pêlos que lhes permite transportar o pólen.

Diferenças dos ninhos das vespas e abelhas

diferença entre uma colmeia e um ninho de vespas
Diferença entre colmeia e ninho de vespas.

Os ninhos das vespas são maioritariamente feitos de papel e madeira mastigada, que são convertidos numa pasta resistente e moldável que dá origem ao ninho. Por outro lado, os ninhos das abelhas, designados de colmeia, são feitos de cera.

As abelhas normalmente vivem em colónias com mais de 75000 abelhas enquanto as colónias de vespas geralmente não passam das 10000.

Diferenças de alimentação entre as vespas e abelhas

diferença entre vespa e abelha
Alimentação das vespas e abelhas. Imagem da vespa: Zleng

As abelhas alimentam-se do néctar e pólen das flores, podendo ocasionalmente alimentar-se de restos doces que possam encontrar no lixo. As vespas por outro lado, são animais predadores carnívoros e caçam outros insectos para alimentar as suas crias. Apesar de serem carnívoras, as vespas adultas também são capazes de se alimentar de néctar e mel.

Ambas conseguem produzir mel?

Não. Apenas as abelhas são capazes de produzir e armazenar mel, que depois utilizam como reserva para sobreviver aos meses frios de inverno.

Quais são os benefícios das vespas e abelhas?

Todos nós sabemos que as abelhas são extremamente importantes para a polinização, sendo responsáveis por cerca de 80% da polinização das árvores de fruto, flores, entre outras plantas. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que as vespas também têm um papel importante e não existem apenas para nos picar. Sendo animais carnívoros, as vespas são muito importantes no controlo das populações de insectos como por exemplo as moscas, grilos e lagartas.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...