Quais são os países mais novos do mundo?

Com a excepção da Antárctica, todo o nosso planeta foi dividido e reclamado por centenas de nações, sendo que actualmente existem 197 países independentes, apesar desta resposta não ser aceite unanimemente. Se quiser sabem um pouco mais sobre este assunto, leia o artigo “Quantos países existem no mundo?

Entre 1993 e 2011, seis países reclamaram a sua independência, uns de forma pacífica, exercendo o seu direito de voto, enquanto outros lutaram pela sua independência através de guerras civis.

Estes são os últimos países a conseguirem a sua independência:

Eritreia – 24 de Maio de 1993

cidade eriteia países mais recentes

Fotografado por David Stanley

Em 1952 as Nações Unidas promoveram a formação de uma federação entre a Eritreia e o reino da Etiópia, no entanto esta união apenas prevaleceu até 1961 quando o Imperador etíope declarou o fim da federação e anexou a Eritreia. Após vários anos de imposição cultural sobre  o povo da Eritreia, estes começaram a lutar pela sua independência, num confronto que durou mais de 30 anos.

Em 1993, mais precisamente a 24 de Maio, a Eritreia declarou a sua independência, obtida através de uma eleição em que 99,8% votaram a favor. Desde então, este pais tem sido governado pelo mesmo presidente, Isaias Afwerki, que muitos consideram um ditador.

Desde a declaração da sua independência, este dois países viram-se envolvidos em vários confrontos, incluindo uma guerra fronteiriça que durou mais de dois anos.

Palau – 1 de Outubro 1994

palau países mais recentes

Fotografado por LuxTonnerre

Este pequeno país com cerca de 21 mil habitantes conseguiu a sua independência a 1 de Outubro de 1994. Estas ilhas outrora pertenceram ao Japão mas foram tomadas pelos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial.

As águas azuis cristalinas e as paisagens verdes tornam este local muito apelativo para turistas, tendo sido inaugurados vários resorts de luxo nos últimos anos. Para alem disso, estas ilhas paradisíacas ganharam visibilidade por ter sido o locar onde foi filmado o reality show “Survivor”.

 

Timor-Leste – 20 de Maio de 2002

timor leste países mais recentes

Fotografado por David Stanley

Localizado entre a Indonésia e a Austrália, Timor-Leste sofreu vários séculos de ocupação estrangeira antes de se tornar um país independente. Durante o século XVII os portugueses colonizaram esta ilha, estabelecendo a cidade de Díli e mantendo o controlo até 1975. Pouco depois a Indonésia invadiu esta pequena nação levando a vários protestos onde centenas de pessoas morreram. Em 1999 as Nações Unidas convenceram a indonésia a desistir deste território e a 20 de Maio de 2002 tornou-se num país independente.

Timor-Leste é actualmente um dos países mais pobres do mundo, no entanto tem um grande potencial de crescimento devido às reservas de petróleo localizadas no pais.

Montenegro – 3 de Junho de 2006

montenegro países mais recentes

Fotografado por amira_a

Na península balcânica, Servia e Montenegro separaram-se pacificamente a 3 de Junho de 2006 após referendo. Apesar de ser um país recente, Montenegro já se governa independentemente à vários séculos. Em 1878 o Império Otomano reconheceu a independência deste país, mas em 1918 o reino da Servia anexou Montenegro ao seu território. Apesar de vários anos de união política, os Montenegrinos consideravam-se eticamente diferentes dos sérvios e pediram a independência.

Desde a sua independência, Montenegro pediu adesão à União Europeia, aderiu à Organização Mundial do Comercio e restabeleceu a sua monarquia há muitos anos exilada.

Kosovo – 17 de Fevereiro de 2008

kosovo países mais recentes

Fotografado por Vegim Zhitija

Este território fez parte dos Impérios Otomano, Bizantino, Romano e Sérvio. Em 1912 a Servia ganhou novamente controlo do Kosovo e tornou-o numa província autónoma. Mais tarde a Servia tomou a decisão de revogar esse estatuto de autonomia o que levou o Kosovo a declarar a sua independência. Esta separação não foi consensual, sendo que a Servia e vários estados membros da ONU não consideram o Kosovo um pais independente. A 17 de Fevereiro de 2008  o Kosovo oficializou a sua independência.

Sudão do Sul –  9 de Julho 2011

O país mais novo do mundo, Sudão do Sul finalmente conseguiu a sua independência após votação, em que 98.83% da sua população optou pela separação do Sudão. A 9 de Julho de 2011 foi anunciado o novo governo do Sudão do Sul. Este país lutou durante mais de 50 anos pela sua independência, resultando em duas longas guerras civis donde resultaram milhares de mortes.

Mesmo após a independência os confrontos entre o norte e sul do Sudão continua, sendo que os direitos sobre o óleo localizado próximo da fronteira intensificou ainda mais os conflitos.

 

Artigos Recomendados