Porque é que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Olhos de gato a brilhar no escuro
Olhos de gato a brilhar no escuro. Imagem: Pxhere

Na verdade, os olhos dos gatos não brilham no escuro. O que acontece, é que os olhos dos gatos refletem a luz que entra nos seus olhos através de uma estrutura chamada tapetum lucidum. Essa estrutura funciona como um espelho e reflete alguma da luz que entra nos olhos dos gatos, dando a sensação que brilham.

O que é o tapetum lucidum?

O tapetum lucidum é uma membrana localizada no interior do globo ocular de alguns animais que consegue refletir uma parte da luz que entra nos seus olhos. Esta estrutura serve para fornecer às células fotossensíveis da retina uma segunda oportunidade para captarem a luz e dessa forma melhorar a visão dos gatos em ambientes de baixa luminosidade.

Esta membrana habitualmente está presente nos olhos de animais vertebrados, mas é especialmente comum em animais noturnos.

O tapetum lucidum é um excelente exemplo de especialização de células e tecidos neurais como uma adaptação a um ambiente de baixa luminosidade. Permitindo assim que os animais noturnos desenvolvessem uma melhor visão durante a noite, o período do dia em que são mais ativos.

Como funciona?

Os gatos conseguem dilatar e contrair as suas pupilas consoante necessitam de mais ou menos luz, respetivamente. Desta forma, durante a noite, as suas pupilas estão mais dilatadas permitindo a entrada de uma maior quantidade de luz. Quando essa luz entra nos olhos dos gatos, pode seguir vários caminhos diferentes:

  1. Alguma luz atravessa diretamente a retina. As células fotossensíveis presentes na retina transmitem a informação recebida por impulsos nervosos. Esses impulsos atravessam o nervo ótico e chegam ao cérebro, formando-se assim uma imagem visual.
  2. Alguma da luz passa ao lado da retina e chega ao tapetum lucidum que se encontra atrás da retina. Parte dessa luz é refletida de volta e chega à retina, aumentando a disponibilidade de luz nos fotorreceptores da retina. É por isso que os gatos têm uma excelente visão noturna.
  3. Por fim, alguma da luz é refletida no tapetum lucidum e não passa pela retina, sendo refletida na nossa direção. É essa luz que nos deixa com a sensação que os olhos dos gatos brilham no escuro.

Porque é que os nossos olhos não brilham no escuro como os dos gatos?

Certamente adivinhou o motivo para os nossos olhos não brilharem no escuro. É exatamente por não termos o tapetum lucidum na estrutura dos nossos olhos.

No entanto, por vezes os nossos olhos são capazes de refletir uma parte da luz. Quando uma fonte de luz intensa é direcionada aos nossos olhos, como por exemplo o flash de uma câmera fotográfica, a própria retina é capaz de refletir alguma dessa luz. É por esse motivo que por vezes, os nossos olhos ficam com uma cor vermelha após tirar uma fotografia com flash.

Existem outros animais com olhos que brilham no escuro?

Existem muitos animais que tem o tapetum lucidum para além dos gatos, por exemplo, os cães, veados, cavalos, furões, entre outros.

Apesar de muitas espécies de animais terem o tapetum lucidum, existem pequenas diferenças na sua estrutura.

Os olhos dos animais brilham com cores diferentes devido à cor e forma do olho, assim como o ângulo com que a luz incide sobre o olho do animal. Além disso, a cor também varia com a idade. Dependendo do animal, a cor dos olhos pode ser amarelo, laranja, verde ou azul.

Os olhos de alguns animais brilham com maior intensidade do que outros, durante a noite. Isso significa que tem uma melhor visão noturna. Contudo, também significa que tem uma visão mais limitada das cores, podendo ser mesmo totalmente daltónicos.

Leia também: Características e curiosidades sobre os gatos

Gostou deste artigo? Então partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...