Porque é que a água do oceano é salgada?

Porque é que a água do oceano é salgada?

Porque é que a água do mar é salgada?

Os oceanos são a massa de água que cobrem aproximadamente 71% da superfície do nosso planeta e contêm aproximadamente 96,5%de toda a água do planeta.

Mas porque é que a água do oceano é salgada e a água dos rios e da chuva não? De onde vem todo o sal presente no oceano? Estas são algumas das questões que vamos tentar esclarecer.

De uma forma simplificada, podemos dizer que a salinidade do mar é proveniente da erosão das rochas em terra, sendo os sais minerais resultantes dessa erosão posteriormente transportados pelos rios.

Processo de salinização dos oceanos:

vista aérea de rio a desaguar no mar com nuvens
Os rios transportam os minerais até ao oceano. Imagem: Pixabay
  1. A água pura tem pH 7, ou seja é neutra. No entanto, devido à poluição do ar, o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera acaba por se dissolver na água da chuva, tornando-a ácida. 
  2. Esta chuva ligeiramente ácida entra posteriormente em contacto com as rochas provocando a erosão das mesmas e captando alguns dos seus sais minerais. 
  3. Parte dessa água acaba por fluir em direcção ao mar onde vai desaguar. O próprio movimento da água em direcção ao mar provoca a erosão das rochas no leito dos rios, levando consigo ainda mais sais minerais em direcção ao mar. 
  4. Ao chegar aos oceanos, alguns destes sais minerais são utilizados por organismos sendo dessa forma removidos do oceano. Contudo, outros sais minerais como o cloreto e o sódio permanecem dissolvidos na agua do mar.
  5. Estes dois elementos acabam por se combinar dando origem ao cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal.

Se os sais minerais são transportados pelos rios então porque é que a água dos rios não é salgada?

ciclo da água

A água encontra-se num perpetuo movimento através de um processo denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Imagem: USGS

À medida que a água da chuva atravessa o solo e desgasta as rochas, vai dissolvendo alguns sais minerais. Essa é a água que bebemos e naturalmente não é salgada porque a concentração desses minerais é muito baixa.

No entanto, a água encontra-se num perpetuo movimento através de um processo denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Os sais minerais transportados pelos rios até ao mar não acompanham a totalidade do ciclo, acabando por se dissolver no oceano e a sua concentração acumular mais cada vez que este ciclo se repete.

A quantidade de sais minerais transportados pela água de um rio não é suficiente para tornar a sua água salgada. Contudo a repetição deste ciclo durante milhões de anos, fez com que os oceanos se tornassem salgados devido à acumulação de sais minerais, nomeadamente cloreto de sódio (sal). 

Leia: 41 Curiosidades sobre a água.

Porque é que alguns lagos como o Mar Morto ou Grande Lago Salgado têm grandes concentrações de sal?

mar morto acumulação de sal

Na realidade, estes lagos foram cruciais para determinar porque é que o oceano é salgado. 

A água de ambos os lagos é cerca de 10 vezes mais salgada do que a água do mar. É tão salgada que nenhum ser vivo é capaz de lá viver, excepto um único tipo de bactéria.

Mas porque razão a água destes lagos é tão salgada e a água dos outros lagos não? Isto acontece porque a maioria dos lagos tem rios que transportam a água com os minerais até ao lago e outros rios que transportam essa mesma água até ao oceano.

Por outro lado, o Mar Morto ou Grande Lago Salgado não tem rios que transportem a água para o mar. O que significa que a água flui para estes lagos mas a única forma de sair é através da evaporação. Quando a água evapora os sais permanecem no lago e a repetição deste ciclo vai aumentando a sua salinidade.

Os oceanos tornar-se-ão cada vez mais salgados com o passar do tempo?

oceano com ondas
O teor de sal dos oceanos atingiu um estado estacionário. Imagem: Pixabay

Não é muito provável que isso aconteça. Na realidade, os oceanos provavelmente têm o mesmo teor de sal à milhões de anos, isto porque o teor de sal atingiu um estado estacionário. Os sais dissolvidos nos oceanos estão constantemente a ser removidos para formar novos minerais no fundo do mar a uma velocidade semelhante à velocidade com que os rios transportam os sais minerais para o oceano. 

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...