Porque é que a água do oceano é salgada?
Porque é que a água do oceano é salgada?
Porque é que a água do mar é salgada?
Os oceanos são a massa de água que cobrem aproximadamente 71% da superfície do nosso planeta e contêm aproximadamente 96,5%de toda a água do planeta.
Mas porque é que a água do oceano é salgada e a água dos rios e da chuva não? De onde vem todo o sal presente no oceano? Estas são algumas das questões que vamos tentar esclarecer.
De uma forma simplificada, podemos dizer que a salinidade do mar é proveniente da erosão das rochas em terra, sendo os sais minerais resultantes dessa erosão posteriormente transportados pelos rios.
Processo de salinização dos oceanos:

- A água pura tem pH 7, ou seja é neutra. No entanto, devido à poluição do ar, o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera acaba por se dissolver na água da chuva, tornando-a ácida.
- Esta chuva ligeiramente ácida entra posteriormente em contacto com as rochas provocando a erosão das mesmas e captando alguns dos seus sais minerais.
- Parte dessa água acaba por fluir em direcção ao mar onde vai desaguar. O próprio movimento da água em direcção ao mar provoca a erosão das rochas no leito dos rios, levando consigo ainda mais sais minerais em direcção ao mar.
- Ao chegar aos oceanos, alguns destes sais minerais são utilizados por organismos sendo dessa forma removidos do oceano. Contudo, outros sais minerais como o cloreto e o sódio permanecem dissolvidos na agua do mar.
- Estes dois elementos acabam por se combinar dando origem ao cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal.
Se os sais minerais são transportados pelos rios então porque é que a água dos rios não é salgada?

A água encontra-se num perpetuo movimento através de um processo denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Imagem: USGS
À medida que a água da chuva atravessa o solo e desgasta as rochas, vai dissolvendo alguns sais minerais. Essa é a água que bebemos e naturalmente não é salgada porque a concentração desses minerais é muito baixa.
No entanto, a água encontra-se num perpetuo movimento através de um processo denominado ciclo da água ou ciclo hidrológico. Os sais minerais transportados pelos rios até ao mar não acompanham a totalidade do ciclo, acabando por se dissolver no oceano e a sua concentração acumular mais cada vez que este ciclo se repete.
A quantidade de sais minerais transportados pela água de um rio não é suficiente para tornar a sua água salgada. Contudo a repetição deste ciclo durante milhões de anos, fez com que os oceanos se tornassem salgados devido à acumulação de sais minerais, nomeadamente cloreto de sódio (sal).
Leia: 41 Curiosidades sobre a água.
Porque é que alguns lagos como o Mar Morto ou Grande Lago Salgado têm grandes concentrações de sal?

Na realidade, estes lagos foram cruciais para determinar porque é que o oceano é salgado.
A água de ambos os lagos é cerca de 10 vezes mais salgada do que a água do mar. É tão salgada que nenhum ser vivo é capaz de lá viver, excepto um único tipo de bactéria.
Mas porque razão a água destes lagos é tão salgada e a água dos outros lagos não? Isto acontece porque a maioria dos lagos tem rios que transportam a água com os minerais até ao lago e outros rios que transportam essa mesma água até ao oceano.
Por outro lado, o Mar Morto ou Grande Lago Salgado não tem rios que transportem a água para o mar. O que significa que a água flui para estes lagos mas a única forma de sair é através da evaporação. Quando a água evapora os sais permanecem no lago e a repetição deste ciclo vai aumentando a sua salinidade.
Os oceanos tornar-se-ão cada vez mais salgados com o passar do tempo?

Não é muito provável que isso aconteça. Na realidade, os oceanos provavelmente têm o mesmo teor de sal à milhões de anos, isto porque o teor de sal atingiu um estado estacionário. Os sais dissolvidos nos oceanos estão constantemente a ser removidos para formar novos minerais no fundo do mar a uma velocidade semelhante à velocidade com que os rios transportam os sais minerais para o oceano.
Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!