Os 10 países com maior esperança média de vida

O que é a esperança média de vida?

A esperança média de vida consiste no número aproximado de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano irá viver, se mantidas as mesmas condições desde o seu nascimento. Para determinar a esperança média de vida de um país calcula-se a média de idades das pessoas que morreram nesse país.

Existem vários factores que influenciam a esperança média de vida, nomeadamente:

  • Remuneração,
  • Acesso a serviços de saúde,
  • Alimentação,
  • Saneamento,
  • Educação,
  • Índice de criminalidade, poluição na região
  • Prevalência de doenças,
  • Conflitos.

Desta forma podemos concluir que a esperança média de vida está directamente relacionada com a qualidade de vida. Por isso não é surpresa que todos os países desta lista apresente um grande índice de desenvolvimento humano.

A nível mundial a esperança média de vida é de 71.89 anos (74.13 anos para as mulheres e 69.8 para os homens).

A seguinte lista foi criada através da informação presente no The World Bank que utiliza variadas fonte como:

  • Relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU),
  • Resultados dos censos e outros relatórios dos institutos nacionais de estatística,
  • Estatísticas demográficas do Eurostat,
  • Relatórios do Secretariado da Comunidade do Pacífico
  • Departamento do Censo dos Estados Unidos

1 – Japão – 83.84 anos

Japão esperança média de vida

Japão

O Japão apresenta uma das mais baixas taxas de obesidade em adultos, apenas 3%. Isto deve-se parcialmente a uma dieta saudável, baseada em vegetais, peixe arroz e massa. Para além disso, a maioria dos japoneses pára de se alimentar quando se começam a sentir saciados e não apenas quando não conseguem comer mais. Outro factor importante, é o facto de não serem tão dependentes dos carros como meio de transporte, caminhando sempre que possível.

2 – Itália – 83.49 anos

Itália esperança media de vida

Itália

Comparativamente a outros países ocidentais, Itália tem uma taxa de obesidade relativamente baixa (inferior a 10%). A dieta mediterrânea, baseada no consumo de azeite, frutas, pastas e peixe ajudam a reduzir o risco de problemas cardiovasculares, ajuda a perder peso e a prevenir outros efeitos nefastos para a saúde. Para além da dieta, o exercício físico regular também tem um papel importante na longevidade da população italiana.

3 – Espanha – 83.38 anos

Espanha esperança media de vida

Espanha

Mais uma vez a dieta mediterrânea rica em peixe fruta e vegetais, parece ser o segredo para uma vida longa. O clima ameno tem também um importante papel, uma vez que facilita a prática de exercício ao ar livre e é convidativo para caminhadas.

4 – Suiça – 83.20 anos

Suiça esperança media de vida Suíça
Na Suíça o principal factor para a longevidade da sua população é a riqueza. Apesar de ser um país pequeno, a Suíça tem uma economia próspera e estável, disponibilizando também um excelente serviço de saúde.

5 – Islândia – 82.86 anos

Islândia esperança media de vida

Islândia

Ao contrário daquilo que se verifica noutros países, na Islândia apenas existem hospitais públicos, sendo grande parte do orçamento de estado investido no sector da saúde. A Islândia tem por isso um dos melhores serviços de saúde do mundo. Outros factores como baixos níveis de poluição (devido à utilização de energias renováveis) e baixa prevalência de obesidade, são também muito importantes para a sua longevidade.

6 – França – 82.67 anos

França esperança media de vida

França

Mais uma vez a baixa taxa de obesidade aliada a uma dieta saudável parece ser o segredo para uma longa vida. A França tem ainda um dos melhores sistemas de saúde em todo o mundo, tendo sido distinguido como o melhor em 1997 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A sua população beneficia ainda do tratamento gratuito de doenças crónicas.

7 – Singapura – 82.60 anos

Singapura esperança media de vida

Singapura

Para além da prosperidade, um factor muito importante para uma elevada esperança média de vida foram as medidas preventivas tomadas pelo governo da Singapura durante a década de 80. Nesse período, o governo verificou que tinha uma população envelhecida e que continuava a envelhecer de forma gradual, tomando a decisão de investir em instalações especializadas no cuidado de saúde para idosos.

8 – Suécia – 82.55 anos

Suécia esperança media de vida

Suécia

Apesar da desaceleração económica no final da década de 90, que provocou alguns danos nos sistemas de saúde de renome mundial da Suécia, estes continuam entre os melhores do mundo. A baixa taxa de mortalidade infantil, reduzido número de fumadores e a excelente qualidade da água parecem ser também factores chave para a sua longevidade.

9 – Austrália – 82.45 anos

Austrália esperança media de vida

Austrália

Estilos de vida relativamente saudáveis e um bom sistema de saúde permite aos australianos viver uma vida longa. No entanto, estudos recentes sugerem que estes valores devem começar a descer, uma vez que a obesidade começa a atingir proporções epidémicas neste país.

10 – Luxemburgo – 82.23 anos

Luxemburgo esperança media de vida

Luxemburgo

Com uma população inferior a 600 000 habitantes, este pequeno país garante aos seus habitantes uma boa qualidade de vida com bons salários, serviço de saúde exemplar e um excelente sistema de segurança social que garante o bem estar dos seus cidadãos após a reforma.

Recomendado para si...