Quais são os maiores animais do mundo?

Existe uma extensa variedade de animais espalhados pelo nosso planeta. Existem animais grandes e pequenos, altos e baixos. Neste artigo falamos um pouco sobre os maiores dentro de cada uma das seguintes classes: mamíferos, répteis, anfíbios, roedores, crustáceos e aracnídeos. Para além disso fazemos também referência aos maiores peixes, insectos e aves.

O maior animal do mundo: Baleia Azul

Vista aérea de baleia azul

Baleia Azul. Fotografado por NOAA Photo Library

A baleia azul é um mamífero marinho que pode medir mais de 30 metros de comprimento e pesar mais de 30 toneladas. Este é o maior animal que já habitou o nosso planeta, tanto em comprimento como em peso. Só a língua da baleia azul pesa cerca de 2700 kg, o mesmo que um elefante asiático e o seu coração pesa 600 kg, aproximadamente o peso de um Mini Cooper.

A dieta da baleia azul consiste principalmente em pequenos animais semelhantes ao camarão, denominados krill. O segredo para manter o seu peso está na quantidade de krill consumido, que é de aproximadamente 36 000 kg por dia.

Apesar do seu enorme tamanho, as baleias azuis não apresentam grandes defesas contra caçadores equipados com grandes embarcações e arpões, para além disso os seus enormes corpos fazem com que sejam um alvo fácil de atingir. Por isso, foram alvo de caça durante mais de um século e em 2002 estimava-se que existiam apenas entre 5 000 e 12 000 espécimens em todo mundo. Actualmente, após a imposição de algumas regras à caça deste animal, acredita-se que esse número seja consideravelmente superior, no entanto continua a ser uma espécie ameaçada.

O animal mais alto do mundo: Girafa

Girafa a comer folhas de uma árvore.

Girafa. Imagem: Pixabay

A girafa é o animal mais alto do mundo, podendo alguns machos medir 5.5 metros de altura. As girafas são animais herbívoros e o seu longo pescoço permite que elas cheguem com facilidade às folhas das árvores. Para além da sua altura, a sua excelente visão permite que estejam atentas aos seus principais predadores, que são os leões e as hienas. São capazes do ingerir 45 kg de plantas por dia, no entanto ingerem pouquíssima água. Por vezes passam o dia sem beber.

As girafas no seu habitat natural podem viver até aos 25 anos. No entanto, quando vivem em cativeiro, com os devidos cuidados de saúde e longe dos seus predadores naturais podem viver até aos 40 anos.

O tempo de gestação das girafas é 15 meses e as suas crias nascem com 2 metros de altura. Outra particularidade é o facto das girafas não se deitarem durante o parto, o que faz com que as crias nasçam com uma queda de quase 2 metros.

O maior mamífero em terra: Elefante Africano

Elefante na floresta

Elefante Africano. Imagem: Pixabay

De todos os mamíferos existentes no nosso planeta, a baleia azul é o maior. No entanto, daqueles que habitam em terra, o Elefante africano é considerado o maior. Esta espécie pode pesar mais de 6350 kg e chegar aos 4 metros de altura.

Actualmente existem 3 espécies distintas, uma asiática (elefante asiático) e duas africanas (elefante da floresta e elefante da savana). As espécies africanas são consideravelmente maiores que as asiáticas.

O maior réptil do mundo: Crocodilo-de-água-salgada

crocodilo de agua salgada

Crocodilo-de-água-salgada. Fotografado por Bernard DUPONT

Os Crocodilos-de-água-salgada são os maiores répteis existentes na actualidade. Estes animais habitam nos rios, estuários e zonas costeiras de mar aberto. São predominantes em determinadas partes da Índia, Ásia e Austrália. Eles alimentam-se de qualquer animal que se aproxime em demasia, incluindo humanos.

O maior anfíbio do mundo: Salamandra-gigante-da-china

Salamandra-gigante-da-china na água

Salamandra-gigante-da-china. Imagem: Wikimedia

As Salamandras-gigantes-da-china são as maiores salamandras e a maior espécie de anfíbios do mundo. Estes animais podem pesar mais de 70 kg, medir mais de 1.8 metros de comprimento e viver até aos 60 anos. É um animal aquático e tal como o nome indica, é endémico da china.

Estes animais costumavam ser muito comuns, mas devido à caça excessiva e perda do seu habitat natural, hoje em dia estão em risco de extinção.

O maior roedor do mundo: Capivara

capivara a beira do rio

Capivara. Imagem: Pixabay

A Capivara é a maior espécie de roedores do mundo. Pode pesar mais de 90 kg e medir 1.2 metros de comprimento e as fêmeas são regra geral maiores que os machos.

Esta espécie pode ser encontrada na América do Sul em ambientes com abundância de água, ou seja, próximo de rios, lagos e pântanos.

O maior crustáceo do mundo: Caranguejo-aranha-gigante

Caranguejo-aranha-gigante num aquario

Caranguejo-aranha-gigante. Fotografado por Takashi Hososhima

O maior crustáceo do mundo é o caranguejo-aranha-gigante. Esta espécie de caranguejo pode medir 3.8 metros com as patas esticadas e pesar até 19 kg. A sua enorme envergadura deve-se maioritariamente às suas enormes patas, uma vez que a carapaça geralmente não chega a medir meio metro. Habita nas profundezas do oceano pacífico e é relativamente abundante nas águas do mar do Japão.

As sua enormes patas estão na origem do seu nome, uma vez que estas lhe dão um aspecto semelhante a uma aranha.

O caranguejo-aranha-gigante não é apenas o maior crustáceo do mundo mas também o maior artrópode.

O maior aracnídeo do mundo: Aranha-golias ou tarântula-golias

Aranha-golias nota escala

Aranha-golias. Fotografado por John

A aranha-golias, também conhecida por tarântula-golias ou aranha-golias-comedora-de-pássaros é a maior aranha do mundo em termos de massa corporal. Pode ainda medir cerca de 28 cm.

Estas aranhas habitam no continente sul americano, maioritariamente na Amazónia, mas podem também ser encontrada noutras regiões deste continente.

Este animal obteve o nome de “comedora de pássaros” porque quando foi descoberta, uma destas aranhas estava a devorar um beija-flor. Apesar de ter este nome, elas raramente se alimentam de pássaros. Geralmente alimentam-se de insectos. No entanto, se necessário também comem pequenos roedores, cobras, morcegos e lagartos.

O maior peixe do mundo: Tubarão-baleia

Tubarão-baleia o maior peixe do mundo

Tubarão-baleia. Imagem: Pixabay

O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo. Este animal é um tubarão e não uma baleia. No entanto, tem algumas características em comum com as baleias, nomeadamente o seu enorme tamanho e a forma como se alimentam. Apesar do seu enorme tamanho, este peixe alimenta-se maioritariamente de plâncton.

O maior espécimen encontrado até hoje tinha uns impressionantes 12.65 metros de comprimento e pesava 21 500 kg.

Apesar das suas dimensões e de serem tubarões, estes animais são bastante dóceis e não são ameaça para os seres humanos, caso estes decidam mergulhar na sua proximidade.

Descubra também:

A maior ave do mundo: Avestruz

Avestruz em África

Avestruz. Imagem: Pixabay

A avestruz é actualmente a maior ave do mundo, medindo 2.7 metros de altura e pesando mais de 150 kg. É também capaz de atingir velocidades na ordem dos 70 km/h, sendo por isso o animal de duas patas mais rápido do mundo.

As avestruzes alimentam-se maioritariamente de sementes, arbustos, frutas, flores e pequenos insectos.

Estas aves são incapazes de voar e são provenientes do continente africano.

Descubra também:

O maior insecto do mundo: Phryganistria chinensis Zhao

Phryganistria chinensis Zhao na mao de um humano

Phryganistria chinensis Zhao. Imagem: Twitter

Phryganistria chinensis Zhao é o maior insecto do mundo em termos de comprimento, medindo cerca de 62 cm.

Este animal foi descoberto em 2016 na região chinesa de Guangxi Zhuang. Antes da descoberta, existiam vários relatos de moradores locais acerca de um insecto com mais de meio metro de comprimento e com o corpo mais grosso do que o dedo indicador de um ser humano.

Recomendado para si...