Os 5 países do mundo com maior actividade vulcânica!

O que é um vulcão?

Um vulcão é uma abertura na superfície terrestre, em contacto com o ar ou o mar, pela qual é derramado o magma do interior da crosta, assim como fragmentos de rochas e gases.

O interior do globo terrestre está, essencialmente, no estado sólido, e os vulcões resultam de uma fusão parcial de materiais profundos da crosta ou do manto , em certas condições, fusão essa que produz magma.

As zonas onde a fusão se verifica estão relacionadas com a dinâmica do globo, e a distribuição dos vulcões à superfície da Terra, assim como a dos sismos, é explicado de maneira coerente pela tectónica de placas.

As erupções vulcânicas são fenómenos naturais pouco frequentes, mas que quando ocorrem acarretam efeitos e consequências devastadoras.

Alguns países têm uma grande quantidade de vulcões activos e a probabilidade de existirem vulcões activos em locais desconhecidos é grande.

 

 Os 5 países com maior actividade vulcânica:

Chile

Vulcão Villarica. Fotografado por Felipe González Durán

Estima-se que o Chile tenha cerca de 95 vulcões activos, sendo um dos vulcões mais activos o Villarica, cuja última erupção ocorreu em Março de 2015.

O vulção Capahue fica na fronteira com a província de Neuquén, na Argentina e ocasionalmente continua a libertar gases e cinzas para a atmosfera.

 

Indonésia

Vulcao Merapi. Fotografado por yopi priyatna

Calcula-se que existam aproximadamente 120 vulcões em actividade na Indonésia. Sendo o vulcão Merapi um dos vulcões mais activos deste país, cuja localização fica a 400 quilómetros de Jacarta (capital da Indonésia).

Em 1815, neste país, ocorreu uma das maiores erupções vulcânicas registadas, a do vulcão Tambora. As suas cinzas alcançaram uma altura de 30 quilómetros e chegaram a afectar plantações na Europa.

 

Estados Unidos

Vucao Kilauea. Fotografado por USGS

Com cerca de 130 vulcões activos, os Estados Unidos é um dos países com maior actividade vulcânica.

Um dos vulcões com maior actividade neste país localiza-se no Havai, o vulcão Kilauea. 

Yellowstone é o vulcão dito mais perigoso do mundo e tal como o nome indica, localiza-se a baixo Parque Nacional de Yellowstone

 

Japão

Monte fuji vulcao

Monte Fuji. Fonte: Pixabay

No Japão estima-se que existam pelo menos cerca de 70 vulcões activos.

Entre os vulcões do Japão destaca-se o Monte Fuji , que de acordo com os especialistas pode entrar em actividade a qualquer momento e é o vulcão que se encontra a uma maior altitude no Japão.

Ontake é o segundo vulcão mais alto do país.

O vulcão Sakurajima encontra-se constantemente em actividade.

 

Rússia

Vulcão Shiveluch. Fotografado por NASA

A maior parte dos vulcões activos da Rússia localizam-se na Península de Kamatchatka (Sibéria), na região mais oriental  do país.

Os vulcões Shiveluch e o vulcão Tolbachik, são dos vulcões mais activos da Rússia, sendo conhecidos essencialmente pelas suas erupções violentas.

 

 

 

 

Artigos Recomendados