Os 10 prédios mais altos do mundo

Seja pela falta de espaço nos grandes centros urbanos, pela visibilidade que estes prédios dão ou simplesmente pela sua beleza arquitectónica, o Homem tem demonstrado tendência em construir estruturas cada vez mais altas. Nos últimos anos tem-se verificado um grande desenvolvimento nesta área e são os países asiáticos que se encontram na vanguarda. 9 dos 10 prédios nesta lista estão localizados no continente asiático.

Nesta lista dos edifícios mais altos do mundo, não são consideradas as antenas, bandeiras ou qualquer outro tipo de equipamento no topo do edifício. Também os edifícios cuja construção ainda não foi terminada estão excluídos da lista.

Estes são os 10 maiores prédios do mundo:

 

1 – Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes Unidos) – 828 metros

Burj Khalifa dubai Emirados arabes unidos predios edificios arranha-ceus mais altos do mundo

Burj Khalifa, Dubai. Fonte: Pixabay

Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo com uns impressionantes 828 metros de altura e 160 andares habitáveis. A sua construção teve início em 2004 e terminou em 2009, tendo sido inaugurado em 2010. Durante a sua construção, mais de 12 000 pessoas trabalharam em simultâneo neste arranha-céus. Para além de ser detentor do título de maior prédio do mundo, este edifício possui muitos outros recordes como por exemplo: edifício com maior número de andares, maior posto de observação ao ar livre, elevador de serviço mais alto, entre outros.

2 – Shanghai Tower (Shanghai, China) – 632 metros

Shanghai Tower torre prédios mais altos do mundo

Shanghai Tower, Shanghai. Fonte: Pxhere.

Esta torre com 128 andares e 632 metros de altura é o segundo edifício mais alto do mundo. A sua construção teve início em 2008 e terminou seis anos mais tarde, em 2014. Aqui encontra-se o maior posto de observação do mundo, com uma deslumbrante vista panorâmica sobre a cidade de Shanghai. A sua estrutura que torce ao longo do edifício, permite reduzir a tensão provocada pelo vento sobre a mesma, dando uma maior estabilidade, que é essencial tendo em consideração as suas dimensões. A torção permite ainda fazer a recolha de água que é posteriormente utilizada nos sistemas de ar condicionado. As turbinas eólicas tiram ainda partido da força do vento para produzir energia. Este é por isso um edifício ecológico.

3 – Makkah Royal Clock Tower (Meca, Arábia Saudita) – 601 metros

Makkah Royal Clock Tower Abraj Al-Bait Towers torres prédios mais altos do mundo

Makkah Royal Clock Tower, Meca. Fonte: Wikimedia

Também conhecido como Abraj Al Bait Towers é um conjunto de arranha-céus localizados na cidade de Meca. Este complexo é constituído por 7 torres, sendo que a torre principal deste complexo atinge os 601 metros de altura, fazendo deste o terceiro maior prédio do mundo. É detentor de vários recordes do mundo, nomeadamente: mais alta torre de relógio do mundo, mais alto hotel do mundo, maior mostrador de relógio do mundo e maior área ocupada por um edifício.

4 – Ping An Finance Center (Shenzhen, China) – 599 metros

Ping An Finance Center, Shenzhen torre prédios mais altos do mundo

Ping An Finance Center, Shenzhen. Fonte: Wikimedia

Este edifício com 115 andares começou a ser construído em 2010 e foi finalizado em 2017, tornando-se no quarto maior prédio do mundo. Localizado na província de Shenzhen na China, o seu espaço é maioritariamente dedicado a escritórios, hotel, centro de conferências e um shopping de luxo.

5 – Lotte World Tower Seoul (Seoul, Coreia do Sul) – 555 metros

Lotte World Tower Seoul torre prédios mais altos do mundo

Lotte World Tower Seoul, Seoul. Fonte: Pixabay

Localizado em Seoul, este arranha-céus com 123 andares (6 dos quais subterrâneos) começou a ser construído em 2011 e terminou em 2016. Apesar de ter sido construído em 6 anos, foram precisos cerca de 13 anos de planeamento antes de iniciar a sua construção.  Este edifício foi construído com robustez suficiente para aguentar terramotos com magnitude 9 na escala de Richter.

6 – One World Trade Center (Nova Iorque, Estados Unidos da América) – 541 metros

One World Trade Center new york prédios mais altos do mundo

One World Trade Center, Nova Iorque. Fonte: Pxhere

Com uns impressionantes 541 metros de altura e 104 andares, o One World Trade Center é o edifício mais alto na cidade de Nova Iorque e dos Estados Unidos da América. Foi construído como homenagem às Torres Gémeas destruídas durante os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 e manteve o nome da torre norte do antigo edifício. As obras de construção tiveram início em 2006 e terminaram em 2014. Este prédio é composto por 104 andares,  sendo todos eles dedicados a escritórios.

7 – Guangzhou CTF Finance Centre (Cantão, China) – 530 metros

Guangzhou CTF Finance Centre prédios mais altos do mundo

Guangzhou CTF Finance Centre, Cantão. Fotografado por Mathias Apitz

Localizado na cidade de Guangzhou, este prédio de 111 andares e 530 metros de altura é composto por 355 apartamentos e 251 quartos de hotel. Começou a ser construído em Setembro de 2009 e terminou em 2016, sendo por isso um dos mais recentes membros desta lista. Guangzhou CTF Finance Centre é uma de duas torres gémeas, sendo a outra torre ligeiramente mais pequena (439 metros).

8 – Taipei 101 (Taipei, Taiwn) – 509 metros

Taipei 101 prédios mais altos do mundo

Taipei 101, Taipei. Fonte: Pixabay

Construído entre 1999 e 2004, este já foi considerado o prédio mais alto do mundo, acabando por perder o título em 2010, ano em que foi inaugurado o Burj Khalifa. Com uma rubustez acima da média, este arranha-céus foi construído de forma a aguentar terramotos de magnitude 7 na escala de Richter e ventos até 450 km/h. Isto é possível devido à presença de uma bola de 66 toneladas e 5.5 metros de diâmetro no topo da torre, que reduz o balanço do prédio em 40%.

9 – Shanghai World Financial Center (Shanghai, China) – 492 metros

Shanghai World Financial Center, prédios mais altos do mundo

Shanghai World Financial Center, Shanghai. Fotografado por Suvcon

Finalizado em 2008 após 9 anos de construção, este edifício com 492 metros de altitude tem 101 andares. Nestes 101 andares existem quartos de hotel, escritórios, centros de conferências, um posto de observação e um shopping. A abertura em forma de trapézio no topo do edifício é a sua imagem de marca.

10 – International Commerce Centre (Hong Kong) – 484 metros

International Commerce Centre prédios mais altos do mundo

International Commerce Centre, Hong Kong. Fonte: Pxhere

Este edificio localizado em Hong Kong, tem 108 andares e uma altura de 484 metros. A sua construção foi finalizada em 2010 e nessa época era o quarto maior do mundo. Neste momento é o décimo prédio mais alto do mundo e o último desta lista.

Artigos Recomendados