Os 10 menores países do mundo!

Tendo em consideração que o nosso planeta é constituído por 197 países, é fácil imaginar que a palavra “país” corresponde a uma grande área de terra. No entanto existem países tão pequenos, que por exemplo, um cidade como Lisboa consegue ser maior do que os 5 países mais pequenos. (Leia também: Quantos países existem no mundo)

Esta é a lista dos 10 países mais pequenos do mundo:

1 – Vaticano – 0.44 km2

Vaticano - País Mais Pequenos do Mundo

Vaticano. Fotografado por Benson Kua

O Vaticano é o país mais pequeno do mundo com apenas 0.44 km2 e está rodeado pela cidade de Roma (Itália). Com uma população de apenas 840 pessoas, é também o país menos populado do mundo.

A Basílica de São Pedro é a maior igreja católica do mundo e está localizada no centro do país. Este pequeno território é a sede da Igreja Católica, que tem mais de mil milhões (1 bilhão em português do Brasil)  de seguidores em todo o mundo.

2 – Mónaco – 2.02 km2

Monaco - Paises Mais Pequenos do Mundo

Mónaco. Fotografado por Roderick Eime

O Mónaco é o segundo país mais pequeno do mundo com apenas 2.02 km2, no entanto a sua população é de 38,400 habitantes, sendo por isso o país com maior densidade populacional do mundo (19,000 habitantes por km2). O Mónaco está localizado junto à cidade francesa de Nice e é banhado pelo Mar Mediterrâneo.

Esta nação é conhecida pelo casino Monte Carlo e o Grande Prémio de Formula 1, que são os dois maiores pontos de atração turística do país.

3 – Nauru – 21.0 km2

Nauru - Paises Mais Pequenos do Mundo

Nauru. Fotografado por Cedric Favero

Nauru é uma pequena ilha localizada a sul do oceano pacifico, próximo do continente de Oceania. Para além de pequeno, é também o segundo país menos populado do mundo, com apenas 10,080 habitantes. A exploração de rocha fosfática  foi uma grande fonte de rendimento durante os anos de 60 e 70, no entanto a exploração excessiva levou a uma grande diminuição da disponibilidade desse recurso. Apesar das suas praias paradisíacas e recifes de corais, o turismo nesta ilha continua subdesenvolvido.

4 – Tuvalu – 26.0 km2

Funafuti Tuvalu - Paises Mais Pequenos do Mundo

Funafuti, Tuvalu. Fotografado por Tomoaki INABA

Tuvalu é composto por 9 ilhas e atóis e está localizada a sul do oceano pacífico, próximo do continente de Oceania. Nestas ilhas habitam cerca de 10,640 pessoas, sendo que mais de metade vive na capital (Funafuti).

5 – São Marinho – 61.2 km2

Sao Marinho - Paises Mais Pequenos do Mundo

São Marinho. Fonte: PIxabay

À semelhança do que acontece com o Vaticano, também São Marinho está totalmente rodeado por território italiano. Este pequeno país esta localizado na zona centro-norte  de Itália, tem cerca de 33,285 habitantes e acredita-se que seja o país mais antigo do mundo, tendo sido fundado no ano 301. A industria de São Marinho é fortemente baseada no turismo, banca e indústria têxtil.

6 – Liechtenstein – 160.4 km2

Liechtenstein - Paises Mais Pequenos do Mundo

Liechtenstein. Fonte: Pixabay

Este pequeno país localizado nos Alpes, entre a Suiça e a Áustria, tem uma população de 37,340 habitantes. A taxa de desemprego é de apenas 1.5%, uma das mais baixas em todo o mundo. É também um dos mais populares destinos de férias de Inverno.

7 – Ilhas Marshall – 181.4 km2

Ilhas Marshall - Paises Mais Pequenos do Mundo

Ilhas Marshall. Fotografado por Stefan Lins

As Ilhas Marshall são constituídas por centenas de ilhas e atóis, das quais apenas 24 estão habitadas. Estas ilhas estão localizadas a sul do oceano pacifico e são habitadas por 53,375 pessoas. Antes de conseguirem a sua independência, em 1986, estas ilhas foram ocupadas por espanhóis, alemães, japoneses, ingleses e americanos durante vários séculos.

8 – São Cristóvão e Nevis – 261.0 km2

São Cristóvão e Nevis. Fotografado por SarahTz

São Cristóvao e Nevis são os nomes das duas ilhas que formam este pequeno país, localizado nas caraíbas e onde vivem 54,960 pessoas. A sua economia é em grande parte baseada no turismo e agricultura, nomeadamente produção de açúcar. As suas praias paradisíacas e a grande variedade de vida marinha, fazem deste país um local de eleição para a prática de mergulho.

9 – Maldivas – 298.0 km2

Maldivas - Paises Mais Pequenos do Mundo

Maldivas. Fotografado por Mac Qin

Este popular destino turístico, localizado no oceano indico, é o menor país em dimensão e população do continente asiático. Este arquipélago composto por mais de 1000 ilhas, das quais apenas cerca de 200 são habitadas, tem uma área total de 298.0 km2, onde vivem 393,250 pessoas. As suas praias de água azul cristalina tornam este arquipélago um dos maiores destinos turísticos em todo o mundo.

10 – Malta – 316.0 km2

Malta - Paises Mais Pequenos do Mundo

Malta. Fonte: Pixabay

Este arquipélago de 7 ilhas, localizado a sul de Itália, tem uma população de 393,250 habitantes. Malta possui um grande valor histórico e cultural, tendo alguns templos megalíticos com mais de 5000 anos. A combinação da sua história e as suas belíssimas praias, levam até estas ilhas cerca de 1 milhão de turistas por ano.

Se gostou deste artigo, descubra também “Quais são os 10 maiores países do Mundo

Artigos Recomendados