Os 10 maiores desertos do mundo

Deserto

O que é um deserto?

Um deserto é uma região do planeta onde ocorre pouca precipitação pluviométrica. Por este motivo, os desertos têm a reputação de não serem capazes de albergar muitas formas de vida, o que é verdade quando comparado com regiões mais húmidas. No entanto, existe um determinado número de seres vivos que consegue viver neste tipo de condições, sendo que permanecem escondidos durante o dia de forma a conservar energia, água e evitar o calor. Cerca de 20% da área superficial do planeta terra é desértica.

Os desertos são classificados de acordo com a quantidade de precipitação, causas de desertificação, temperatura e localização geográfica. Os animais que habitam estas regiões desenvolveram características que lhes permitem sobreviver neste tipo de condições inóspitas.

Quais são os 10 maiores desertos do Mundo?

1 – Deserto da Antártida -14,000,000 km2

Antarctica, Antarctida, deserto, maiores desertos do mundo

Antarctida. Fonte: Pixabay

A Antártida é o continente localizado no ponto mais a sul do nosso planeta (Polo Sul) e todo ele é um deserto. É o continente mais frio e ventoso de todos e tem uma precipitação anual inferior a 200 mm, o que é extremamente baixo. Já foram registadas temperaturas tão baixas como -89°C e a temperatura máxima normalmente não ultrapassa os 15°C. Devido a estas condições, a Antárctida não tem habitantes permanentes, apenas habitantes temporários que são maioritariamente cientistas e pessoal de apoio nas bases polares. A sua população varia entre 1000 (Verão) e 5000 (Inverno).

2 – Deserto Ártico – 13,985,000 km2

Ártico, deserto, maiores desertos do mundo

Deserto Ártico. Fonte: Unsplash

No Polo oposto do planeta encontra-se o Deserto Ártico e é o segundo maior deserto do mundo. Ocupa parcialmente o território dos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Rússia, Dinamarca (Groelândia), Suécia, Noruega e Finlândia. As temperaturas mínimas podem chegar aos -60°C e a precipitação geralmente ocorre sobre a forma de neve. Esta é uma das regiões do planeta mais afectadas pelo aquecimento global, tendo-se vindo a verificar um aumento da temperatura média e consequente redução da quantidade de gelo no Polo Norte. Leia também: Curiosidades sobre icebergues.

3 – Deserto do Saara – 9.000.000 km2

Deserto do Saara, Sahara, Maiores desertos do mundo

Deserto do Saara. Fonte: Unsplash

O deserto do Saara é o terceiro maior deserto e o maior deserto quente do mundo. Localizado a norte do continente africano e com uma área de 9.000.000 km2 , este deserto tem uma área equiparável à da Europa e dos Estados Unidos da América. Abrange parte do território dos seguintes países: Argélia, Chade, Egito, Eritreia, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia. O Saara localiza-se quase totalmente numa região de planalto com 300 metros de altitude. É quase totalmente composto por areia, mas ocasionalmente podem ser encontradas formações rochosas e oásis. As dunas que são características desta região são formadas pelas fortes tempestades de areia. As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem variar entre 50º C (dia) e –5º C (noite).

4 – Deserto da Arábia – 2.330.000 km2

Deserto da Arábia Maiores desertos do mundo

Deserto da Arábia. Fotografado por Nicolas Rénac

Localizado na extremidade da Ásia Ocidental, ocupa grande parte da Península Arábica. Abrange parte dos territórios da Arábia Saudita, Jordânia, Iraque, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iémen. As temperaturas podem chegar aos 50°C no verão e tem uma temperatura média que varia entre 5°C e 15°C no inverno.

5 – Deserto de Gobi – 1,000,000 km2

Deserto de Gobi china Mongólia

Deserto de Gobi. Fotografado por Christopher Michel

O Deserto de Gobi é o quinto maior deserto do mundo e está situado na região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia. Neste deserto as temperaturas podem variar entre -43°C a 38°C. É considerado um dos mais importantes locais da arqueologia, uma vez que foi lá que foram encontrados os primeiros ovos de dinossauro para além de outros fósseis desses e outros animais. A cordilheira dos Himalaias, onde se localizam grande parte das montanhas mais altas do mundo impede que grande parte das nuvens e consequentemente chuva, cheguem a este território.

6 – Deserto de Kalahari – 900.000 km2

Deserto de Kalahari. namibia, maiores desertos do mundo

Deserto de Kalahari. Fotografado por vince42

Este deserto localizado a sul do continente africano ocupa partes do território da Angola, Botswana , Namíbia e África do Sul. É o segundo maior deserto deste continente e o sexto maior do mundo. O clima do deserto de Kalahari varia ao longo do dia, sendo os dias quentes e as noites muito frias. Alguns especialistas defendem que o Kalahari não se trata de um deserto devido ao elevado índice pluviométrico durante determinados períodos do ano e da presença de uma significativa quantidade de espécies animais e vegetais em algumas regiões.

7 – Grande Deserto de Vitória – 647.000 km2

Maiores desertos do mundo Grande Deserto de Vitória australia

Deserto de Vitória. Fotografado por Wayne England

Este é o maior deserto do continente australiano e o sétimo maior do mundo. As tempestades são muito comuns nesta região, podendo ocorrer entre 15 e 20 vezes por ano. Durante o Inverno a temperatura ronda os 20°C enquanto que durante o Verão varia entre os 32°C e os 40°C. A precipitação é baixa durante todo o ano.

8 – Deserto da Patagónia – 620.000 km2

Maiores desertos do mundo Grande Deserto de Patagónia

Deserto de Patagónia. Fonte: Wikimedia

Este é o maior deserto do continente sul americano. Localizado maioritariamente na Argentina, este estende-se até ao Chile e é limitado pelo Oceano Atlântico a leste e a cordilheira dos Andes a oeste. O clima varia entre semiárido e polar, sendo a temperatura média de apenas 3°C. É um deserto relativamente ventoso devido ao ar descendente das montanhas da Cordilheira dos Andes.

9 – Deserto Sírio – 520.000 km2

Maiores desertos do mundo Deserto Sirio

Deserto Sírio. Fotografado por yeowatzup

Este deserto localizado a norte da península Arábica abrange parte do território da Síria, Jordânia e Iraque. É um deserto relativamente plano mas muito rochoso. A sua paisagem foi formada devido a fluxos de lava proveniente da região de Jabal al-Druze na Síria.

10 – Deserto da Grande Bacia – 492.00 km2

Maiores desertos do mundo Deserto da grande Bacia EUA

Deserto da Grande Bacia. Fotografado por USFWS Mountain-Prairie

O Deserto da Grande Bacia está localizado nos Estados Unidos da América, entre os estados de Oregon, Idaho, Nevada, Utah, Wyoming, Colorado e a Califórnia. É um deserto frio e o seu clima é caracterizado por Verões extremamente secos e quentes e Invernos muito frios.

Recomendado para si...