O que é o triângulo das Bermudas?

O triângulo das bermudas é uma área misteriosa, localizada entre as cidade de Miami (Estados Unidos da América), ilha das Bermudas e San Juan (Porto Rico). A união destes 3 pontos tem a forma de um triângulo com uma área aproximada de 3.950.000 Km2. O desaparecimento de vários barcos e aviões nesta área ao longo dos últimos séculos levam algumas pessoas a acreditar que existe algo misterioso nesta região.

triângulo das bermudas mito

O mistério do triângulo das Bermudas:

Apesar de existirem relatos antigos de misteriosos desaparecimentos de barcos e aviões no triângulo da bermudas, apenas nos anos 40 e 50 do século passado é que este tema começou a ganhar alguma relevância. Foi também a época em que ocorreu uma das mais documentadas histórias do triângulo das bermudas, o voo 19. O desaparecimento de barcos e aviões ao longo dos anos nesta área mantêm vivo o mistério. Existem dados indicativos que nos últimos 100 anos ocorreram mais de 100 desaparecimentos de barcos/aviões no triângulo das Bermudas. No entanto, alguns afirmam que aquela área não apresenta um número invulgar de desaparecimentos em relação a outras zonas do mundo.

O mistério do voo 19:

voo 19

Fotografado por Lt. Comdr. Horace Bristol.

Apesar de este não ser o primeiro relato de desaparecimentos nesta região, foi o acontecimento que deu popularidade ao triângulo das Bermudas.

Em Dezembro de 1945, um esquadrão composto por 5 aviões, conhecido por Voo 19 (Flight 19), deixou a base aérea de Fort Lauderdale (Flórida) para realizar aquele que seria um treino de rotina. Em cada uma das aeronaves seguiam 3 tripulantes à excepção de uma que apenas tinha 2. Fazendo um número total de 14 desaparecidos.

A sua missão consistia em simular o bombardeamento de uma alvo, seguir em direcção a norte, sobrevoando a ilha grande Bahama e por fim regressar à base. A primeira fase do treino correu sem incidentes. No entanto, quando seguiam em direcção à ilha grande Bahama, as bússolas deixaram de funcionar correctamente fazendo com que a tripulação não conseguisse encontrar o caminho de regresso à base.

Pouco depois de perder o contacto com a tripulação do voo 19, foi iniciada uma operação de busca e salvamento, composta por 13 pessoas que acabaram por desaparecer na mesma região algumas horas depois.

Possíveis explicações consideradas para os estranhos fenómenos ocorridos no Triângulo das Bermudas:

Com o desenvolvimento tecnológico tem-se vindo a descobrir que muitos dos desaparecimentos de barcos e aviões nesta área tem na realidade uma explicação racional. Para além disso, tem-se vindo a provar que muitos dos desaparecimentos ocorreram fora do triângulo das Bermudas. No entanto, existem outras situações para as quais ainda não existe explicação, estas são algumas das teorias:

  • Mau funcionamento das bússolas devido a alterações no campo magnético naquela região;
  • Fortes correntes do golfo do México poderiam ter afundado várias embarcações, para além disso, tornam muito difícil a recuperação de destroços;
  • Hidratos de metano. Acredita-se que uma grande libertação deste gás é capaz de alterar a densidade da água diminuindo a capacidade do navio se manter à tona da água, podendo também provocar explosões;
  • Furacões;
  • Vento extremamente forte devido às formações invulgares de nuvens naquela área;
  • Erro Humano;
  • Ondas gigantes;
  • Várias teorias sobrenaturais.

Artigos Recomendados