O que é o sol da meia-noite?

O sol da meia-noite é um fenómeno natural que ocorre próximo dos pólos do nosso planeta, quando o sol se encontra visível 24 horas por dia. Quanto mais próximo dos pólos, maior é o numero de dias em que o sol não se põe. Durante este fenómeno o sol aproxima-se da linha do horizonte como se fosse o pôr do sol ou nascer do sol, mas nunca desaparece completamente.

O fenómeno oposto é denominado noite polar e durante 24 horas o sol não se encontra visível. Quando o sol da meia-noite ocorre no pólo norte, a noite polar acontece simultaneamente no pólo sul e vice-versa.

o que e o sol da meia-noite noruega

Sol da meia-noite, Noruega. Fotografado por Jon Olav Eikenes

Como ocorre o sol da meia-noite?

O nosso planeta completa uma rotação sobre o seu eixo a cada 24 horas. É devido a esta rotação que temos os ciclos de dia/noite.

Se o eixo da Terra fosse perpendicular ao Sol, os nossos dias teriam aproximadamente 12 horas de dia e 12 horas de noite. No entanto tal não acontece, pois o eixo da Terra tem uma inclinação de 23.5° em relação ao sol, fazendo com que hajam dias em que o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. É devido a essa inclinação do eixo da terra que ocorre o sol da meia-noite. Durante os meses de verão o sol está sempre visível no pólo norte.

o que é o sol da meia noite

Onde pode ser observado o sol da meia-noite?

Apesar da Noruega ser conhecida como a terra do sol da meia-noite na industria do turismo, este fenómeno pode ser observado em varias partes do hemisfério norte. As regiões mais a norte do Alasca (Estados Unidos da América), Canadá, Rússia, Gronelândia, Finlândia e Suécia são alguns dos locais onde o sol da meia-noite pode ser observado. Durante os meses de inverno estas mesmas regiões são também conhecidas pelas luzes do norte (Aurora Boreal). (Leia: O que é a aurora boreal e onde a podemos observar?)

A Noruega é também conhecida pelos seus magníficos fiordes. (Leia: Fiorde de Sogn)

Este fenómeno também pode ser observado na antárctica, no entanto apenas um pequeno número de investigadores habitam esta região durante alguns meses do ano.

o que e o sol da meia-noite noruega

Sol da meia-noite, Noruega. Fonte: Pixabay

Quando pode ser observado o sol da meia-noite?

Este fenómeno pode ser observado no pólo Norte entre 21 de Março e 23 de Setembro. No pólo Sul o sol da meia-noite pode ser observado nos restantes meses do ano (entre 23 de Setembro e 21 de Março).

O número de dias em que este fenómeno é visível vai diminuindo consoante a distância aos pólos vai aumentando. Nas regiões mais a norte dos países da Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia) este fenómeno pode ser observado entre o fim de Junho e inicio de Agosto.

Sol da meia-noite, Islândia. Fotografado por: Hafsteinn Robertsson

Curiosidades sobre o sol da meia-noite:

  • Apesar de o sol não se pôr durante as 24 horas é necessário reunir as condições climatéricas ideais para que o sol seja efectivamente visível.
  • A falta de escuridão torna difícil ter um sono regulado uma vez que se perde facilmente a noção do dia/noite.
  • Durante grande parte do ano nesta região não há por do sol nem nascer do sol;
  • Nas regiões mais a norte, os habitantes passam o verão sem a escuridão da noite.
  • Nas regiões mais a norte, os habitantes passam o inverno sem ver a luz do dia.
Sol da meia-noite, Noruega.

Sol da meia-noite, Noruega. Fotografado por: zen whisk

Artigos Recomendados