O que é a noite polar e onde podemos observar?

A noite polar é um fenómeno natural que ocorre próximo dos pólos do nosso planeta e durante todo o dia não existe luz solar. Isto significa que a noite dura 24 horas. O fenómeno oposto chama-se sol da meia-noite e durante 24 horas o sol está sempre visível.

Como ocorre este fenómeno?

O nosso planeta completa uma rotação sobre o seu eixo a cada 24 horas. É devido a esta rotação que existe o dia e a noite.

Se o eixo da Terra fosse perpendicular ao Sol, os nossos dias teriam aproximadamente 12 horas de dia e 12 horas de noite. No entanto tal não acontece, pois o eixo da Terra tem uma inclinação de 23.5° em relação ao sol, fazendo com que hajam dias em que o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. É devido a essa inclinação do eixo da terra que ocorre a noite polar.

Na imagem abaixo a noite polar ocorreria no círculo polar antárctico, uma vez que não recebe luz solar durante todo o dia. Por outro lado, o sol da meia-noite seria visível no círculo polar ártico.

Onde é que pode ser observada a noite polar?

noite polar Noruega aurora boreal

Imagem: Eric Bauer

A Noruega é um dos principais destinos turísticos para observar a noite polar. Na cidade de Tromsø este fenómeno pode durar até 6 semanas enquanto em Lofoten pode durar 4 semanas. Nas cidades localizadas a sul de Bodø, o sol chega a ficar visível por breves momentos, por volta do meio dia, dando alguma luz aos habitantes desta região. Apesar do sol se encontrar abaixo da linha do horizonte, nestas regiões não é atingida uma escuridão total devido à refracção da luz solar na atmosfera.

No arquipélago de Svalbard, o território norueguês localizado mais a norte, o sol desaparece completamente durante quase 4 meses. Em Svalbard no mês de Dezembro os dias são completamente escuros, mesmo ao meio-dia.

Outros países como Gronelândia, Canadá, Finlândia, Rússia, Suécia e o estado norte americano Alasca permitem também presenciar este incrível fenómeno.

Nestes locais pode ainda ser observado um outro fenómeno, conhecido como hora azul, que é o período do crepúsculo que ocorre durante o amanhecer e o anoitecer. Os raios solares penetram indirectamente a atmosfera terrestre dando uma tonalidade azul escura ao céu.

Estes locais são também perfeitos para observar outros fenómenos naturais como o sol da meia-noite e a aurora boreal.

Quando pode ser observada a noite polar?

noite polar hora azul Noruega neve gelo

Hora azul. Imagem: Bjørn Christian Tørrissen

No hemisfério norte a noite polar pode ser observada entre os meses de Setembro e Março. Por outro lado, no hemisfério sul a altura ideal é entre Março e Setembro.

A quantidade de dias em que este fenómeno é visível vai diminuindo consoante a distância aos pólos vai aumentando.

Estes são alguns locais onde pode ser observada a noite polar e as respectivas datas de inicio e fim.

LocalInicioFim
Svolvær7 de Dezembro5 de Janeiro
Harstad2 de Dezembro10 de Janeiro
Bardufoss30 de Novembro12 de Janeiro
Andenes29 de Novembro13 de Janeiro
Tromsø27 de Novembro15 de Janeiro
Alta25 de Novembro17 de Janeiro
Vardø23 de Novembro19 de Janeiro
Hammerfest22 de Novembro20 de Janeiro
North Cape20 de Novembro22 de Janeiro
Longyearbyen26 de Outubro16 de Fevereiro
Polo Norte25 de Setembro18 de Março
noite polar hora azul Noruega

Hora azul. Imagem: Frode Bjorshol

Recomendado para si...