O que é a aurora boreal e onde a podemos observar?

Aurora Boreal Luzes do norte

O que é a aurora boreal?

Este fenómeno natural ocorre devido à colisão entre partículas libertadas pelo Sol e determinados elementos presentes na atmosfera terrestre, como por exemplo o oxigénio e nitrogénio.

Verde claro e rosa são as cores mais comuns, no entanto, tons de vermelho, roxo, amarelo, azul e violeta também podem ser observados. A cor emitida, varia dependendo dos elementos da nossa atmosfera que interagem com as partículas solares, por exemplo, o verde ocorre devido à reacção entre o oxigénio e as partículas do vento solar.  Por sua vez o nitrogénio produz uma coloração que varia entre o violeta e o azul.

Este fenómeno é denominado aurora boreal ou luzes do norte, quando ocorre no pólo norte e aurora austral ou luzes do sul quando é observado no hemisfério sul.

Aurora Boreal Luzes do norte

Fotografado por Andi Gentsch

Qual a melhor ocasião para observar?

Tratando-se de um fenómeno de ocorrência natural, que depende de vários factores como tais como a actividade solar, condições meteorológicas, é difícil prever quando irá ser visível.

Não existe uma época do ano em que possamos dizer com toda a convicção que é o melhor período para observar este fenómeno. No entanto, existem determinados meses que à partida reúnem melhores condições para que este espectáculo possa ser observado. Os meses de Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Setembro e Outubro são aqueles que reúnem as condições mais favoráveis, pois possuem noites longas e escuras, permitindo um melhor contraste entre as luzes e o céu. Durante os meses de Verão, com os dias mais longos e luminosos, a aurora boreal é praticamente imperceptível. Durante os meses de Novembro e Dezembro, nesta latitude tem por norma nevar, não reunindo por isso as condições climatéricas ideais.

Fotografado por Carsten Frenzl

Qual é o melhor local para observar?

A aurora boreal ocorre próximo dos pólos magnéticos do planeta, por isso, quanto mais próximo dos pólos for o local, maior é a probabilidade de observar este fenómeno. No caso da aurora boreal, que pode ser observada próxima do pólo norte, os destinos de eleição são Noruega, Islândia, Finlândia e Escócia. Nestes destinos também é possível observar outro fenómeno natural incrível, o sol da meia-noite.

A aurora boreal não é um fenómeno natural exclusivo do planeta terra, visto que este também ocorre em outros planetas do nosso sistema solar como Júpiter e Saturno. Leia também: Quantos planetas existem no sistema solar?

Clique na imagem para ampliar

Artigos Recomendados