Marte: Características e curiosidades sobre o planeta vermelho

Características e curiosidades sobre Marte o planeta vermelho
Marte. Imagem: Pixabay

Marte, muitas vezes referido como o planeta vermelho, é o quarto planeta a contar do Sol e é o segundo mais pequeno dos 8 planetas do nosso sistema solar. Por ser um dos planetas mais próximos do nosso, ele pode ser visto a olho nu, assim como a sua coloração avermelhada. Essa cor avermelhada é o motivo pelo qual Marte é conhecido como o planeta vermelho.

Características do planeta Marte:

  • Diâmetro equatorial: 6792 km
  • Área de Superfície: 144 798 500 km²
  • Massa: 6,4174×1023 kg
  • Volume: 1,6318×1011 km³
  • Número de Satélites: 2 (Fobos e Deimos)
  • Período Orbital: 686,971 dias
  • Distância ao Sol: 1.524 UA (227 987 155 km)
  • Temperatura à superfície: Entre – 144ºC e 35ºC

Curiosidades sobre Marte:

1 – Porque é que Marte é vermelho?

Coloração vermelha de marte que deu origem ao nome de planeta vermelho
A coloração vermelha característica de Marte deve-se ao regolito. Imagem: Pixabay

A coloração vermelha característica de Marte deve-se ao regolito, que é uma camada de material que cobre a superfície do planeta. Esse material é rico em óxido de ferro, o mesmo composto que dá cor ao sangue e à ferrugem. É devido à abundância de óxido de ferro na sua superfície que este planeta é conhecido como o planeta vermelho.

2 – 96% da sua atmosfera é dióxido de carbono

A atmosfera terrestre é cerca de 100 vezes mais densa do que a atmosfera de Marte. Enquanto a atmosfera terrestre é constituída maioritariamente por nitrogénio (78%) e oxigénio (21%), em Marte, a atmosfera é praticamente constituída por dióxido de carbono (96%). Actualmente, a atmosfera fina do planeta impede a existência de água no forma líquida, contudo estudos indicam que no passado a sua atmosfera já foi mais densa.

3 – Tem 53% do tamanho da Terra

Diferença de tamanha entre terra e marte
Diferença de tamanho entre a Terra e Marte. Imagem: NASA/JPL

O planeta Terra tem um diâmetro de 12 756 km que é cerca de 53% superior ao de Marte, que tem um diâmetro de 6 792 km. Para além disso, apesar de Marte ter apenas 15% do volume do nosso planeta e pouco mais de 10% da sua massa, a superfície terrestre dos dois planetas é praticamente igual. Marte tem uma superfície terrestre de 144 798 500 km2 enquanto o planeta Terra tem 148 940 000 km2. Isto verifica-se porque mais de dois terços da superfície do nosso planeta está coberta de água.

4 – Em Marte está a montanha mais alta do nosso sistema Solar

Monte Olimpo visto do da sonda Viking 1
O Monte Olimpo é a maior montanha do Sistema Solar. Imagem: NASA

O Monte Olimpo, também conhecido pelo seu nome em latim Olympus Mons, é a montanha mais alta do sistema solar. Estima-se que tenha cerca de 21.9 km de altura, sendo por isso quase 3 vezes mais alto do que o Monte Everest que é a maior montanha do nosso planeta. O Monte Olimpo para além de ser a montanha mais alta do sistema solar, também tem o titulo de vulcão mais alto do sistema solar. A sua base mede cerca de 600 km e é resultado de milhões de anos de fluxo de lava contínuo. Pensa-se que actualmente se encontre inactivo.

5 – Existe água em Marte

Quase toda a água deste planeta existe sobre a forma de gelo. No entanto, também podem ser encontradas pequenas quantidades de vapor de água na atmosfera. O único local onde existe água líquida visível é na calota polar a norte do planeta. Há ainda a possibilidade de existir água em regiões não visíveis, nomeadamente no subsolo, contudo as missões a Marte ainda não a conseguiram detectar.

6 – A duração de um dia é praticamente igual em Marte e na Terra

Diferença entre um dia em Marte e na Terra
Diferença entre um dia em Marte e na Terra. Imagem: NASA/ESA. Edição: Soscuriosidades

No nosso planeta um dia tem aproximadamente 24 horas, mais concretamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Por outro lado, em Marte um dia tem 24 horas e 37 minutos. No que diz respeito à duração de um ano, na Terra um ano tem 365 dias enquanto que em Marte tem 687 dias terrestres.

7 – Tem 4 estações durante o ano

À semelhança da Terra, Marte também tem 4 estações. Naturalmente cada estação tem aproximadamente o dobro do tempo das estações do nosso planeta uma vez que um ano em Marte também é mais longo.

8 – Tem dois satélites, Fobos e Deimos

satélites de Marte Phobos e Deimos as duas luas
Fobos e Deimos os dois satélites de Marte. Imagens: NASA. Edição: Soscuriosidades

Marte possui 2 pequenos satélites denominados Fobos e Deimos que foram descobertos em 1877 por Asaph Hall. Ambos obtiveram o seu nome em homenagem aos deuses da mitologia grega, Fobos que significa medo e Deimos significa terror. Os dois satélites têm pequenas dimensões e acredita-se que sejam asteróides capturados pela gravidade do planeta. Comparativamente ao satélite da Terra (Lua), estes dois satélites são muito mais pequenos e com uma forma irregular.

9 – Uma pessoa com 100 kg pesa apenas 38 kg em Marte

diferença de peso de uma pessoa na Terra e o planeta vermelho
Em Marte uma pessoa ou um objecto pesa apenas 37.83% daquilo que pesaria na Terra. Imagem: NASA. Edição: Soscuriosidades

Em Marte uma pessoa ou um objecto pesa apenas 37.83% daquilo que pesaria no nosso planeta. Isto acontece devido à força gravitacional dos planetas. Como a Terra tem uma maior massa do que Marte, também exerce uma maior força gravitacional sobre os corpos e objectos que se encontram à sua superfície. É por esse motivo que pesaríamos menos e conseguiríamos saltar mais alto se vivêssemos em Marte.

10 – São precisos entre 128 e 333 dias para chegar ao planeta vermelho

O tempo que demora a chegar a Marte depende de um grande número de factores, nomeadamente:

  • Posição dos dois planetas nas suas órbitas, tendo em conta que há alturas do ano em que estão mais próximos e outras em que estão mais afastados.
  • Velocidade da nave espacial
  • Rota utilizada para chegar ao destino.

Nos últimos anos foram realizadas várias missões espaciais com o intuito de estudar o planeta vermelho. A mais rápida foi realizada pela Mariner 7 que passou próximo do planeta em 1969 e levou apenas 128 dias a chegar ao seu destino. Já a viagem mais longa foi realizada em 1975 pela nave espacial Viking 2 que acabou por aterrar em Marte ao fim de 333 dias.

11 – No planeta vermelho ocorrem enormes tempestades de areia

Tempestade de areia em Marte
As tempestades de areia são muito comuns no planeta vermelho. Imagem: NASA

As tempestades de areia são um fenómeno recorrente neste planeta, especialmente durante o periélio, que é a fase da sua órbita em que o planeta está mais próximo do sol. Quando este fenómeno ocorre, pode durar vários meses e abranger toda a superfície do planeta. Estas tempestades ocorrem devido à forma elíptica da sua órbita.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...