Fiorde de Sogn – Locais Incríveis

fiorde, paisagem, Noruega, lago, montanhas

Fiorde de Sogn. Fotografado por Red Junasun

Fiorde é uma palavra de origem norueguesa usada para definir um enorme vale formado por rochas e preenchido por água. Os fiordes encontram-se principalmente na costa oeste da península Escandinávia.

O fiorde de Sogn, é o maior da Noruega e o segundo maior no mundo com cerca de 205 Km de comprimento e profundidade máxima de 1308 metros. Este fiorde é constituído por vários braços sendo que o braço principal raramente ultrapassa os 5 km de largura.

Na Noruega, os fiordes tornam as viagens por terra entre as várias aldeias bastante difícil. Aldeias que se encontram a poucos quilómetros de distância de barco, estão por vezes separados por centenas de quilómetros se o percurso for feito por estrada.

Onde se localiza a fiorde de Sogn?

A costa norueguesa, encontra-se grandemente recortada por fiordes desde Stavanger, no Sul, até à fronteira com a Rússia.  A fiorde de Sogn encontra-se a norte de Bergen, que tem facilidade a acesso por ar e água, sendo por isso um bom local para iniciar a exploração dos fiordes noruegueses. Ao contrario do interior montanhoso e frio, o litoral é temperado devido à corrente do Atlântico Norte.

Como se formam as fiordes?

Os fiordes foram formados à milhares de anos durante as eras glaciares, através do movimento de enormes massas de gelo em direcção ao mar, moldando os vales em forma de U (fenómeno denominado de erosão glacial). O movimento desses enormes mantos de gelo ocorreu devido à diminuição da temperatura média do planeta. Mais tarde devido ao aquecimento da atmosfera terrestre, os glaciares derreteram e preencheram os vales com água.

Na galeria abaixo podem observar algumas fotografias da fiorde de Sogn e apreciar a beleza criada pela natureza à milhões de anos atrás.

Artigos Recomendados