Elefantes: Características e curiosidades sobre o maior mamífero do mundo
Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres. São animais facilmente reconhecidos devido à sua pele com tonalidade cinzenta, tromba comprida e enormes orelhas. Existem três espécies diferentes de elefantes e todas elas se encontram numa difícil situação de sobrevivência, tendo a sua população vindo a diminuir ao longo do ultimo século. Os caçadores são a principal ameaça destes animais que continuam a ser caçados devido às suas valiosas presas de marfim.
Características e curiosidades sobre elefantes:
- São os maiores mamíferos terrestres do planeta, podendo pesar mais de 6350 kg e chegar aos 4 metros de altura.
- Ao contrário da crença popular, os elefantes não têm medo de ratos, no entanto têm medo de abelhas.
- A pele dos elefantes é extremamente sensível, e por isso eles temem animais como as abelhas que podem provocar dor com uma simples picada.
- São animais herbívoros e comem grandes quantidades de folhas, erva, ramos, frutos, arbustos e flores.
- Passam cerca de 16 horas do seu dia a comer, podem consumir cerca de 150 kg de alimentos e 130 litros de água diariamente. Contudo, apenas 40% dos alimentos que ingerem é que são digeridos.

Passam cerca de 16 horas do seu dia a comer, podem consumir cerca de 150 kg de alimentos . Imagem: Pixabay
- São os únicos mamíferos incapazes de saltar.
- Entre 645 e 650 dias é o tempo que demora a gestação do elefante africano, ou seja cerca de 1 ano e 10 meses.
- São capazes de procriar até aos 50 anos.
- Os elefantes recém-nascidos pesam cerca de 120 kg e nascem cegos. A sua visão vai desenvolvendo com a idade mas nunca chegam a ter uma boa visão. Por outro lado, têm um excelente olfacto.
- Eles gostam de nadar porque permite descansar as suas articulações, as quais têm que aguentar o seu peso durante todo o dia.
- A tromba de um elefante tem mais de 150 000 músculos.
- Os elefantes não bebem água pela tromba. No entanto, utilizam a tromba para aspirar água que posteriormente é expelida para a sua boca.
- Também utilizam a tromba para atirar água para o seu corpo, conseguindo assim refrescar-se. Posteriormente atiraram lama para o seu corpo de forma a criar uma barreira de protecção contra o sol. Como se tratasse de um protector solar de barreira.

Utilizam a tromba para atirar água para o seu corpo, posteriormente atiraram lama para o seu corpo de forma a criar uma barreira. Imagem: Pixabay
- São capazes de rir e chorar.
- As presas de um elefante adulto podem crescer até 18 centímetros por ano.
- As suas presas podem ser usadas para escavar o solo quando procuram água, carregar ou mover objectos e também para se defenderem.
- Tal como os humanos têm preferência pela utilização da mão esquerda ou direita, os elefantes também têm preferência na utilização das suas presas.
- Cada uma das suas presas pode pesar cerca de 10 kg e ser vendida por 8500 euros no mercado negro.
- Apesar de na ultima década terem sido tomadas várias medidas de modo a proteger estes animais dos caçadores e acabar com o comércio do marfim, o ritmo a que estes animais são caçados continua a ser superior ao ritmos a que se reproduzem. Em parte também se deve ao seu elevado tempo de gestação.
- Os seus dentes molares podem pesar cerca de 2 kg e cada um deles tem o tamanho de um tijolo.
- Eles têm uma excelente memória.
- Eles tem um cérebro bastante desenvolvido. Aliás é o mamífero com o maior cérebro, sendo aproximadamente 4 vezes maior do que o cérebro humano.
- O seu ritmo cardíaco é muito baixo. Aproximadamente 27 pulsações por minuto.
- A sua pele tem cerca de 2,5 centímetros de espessura.
- Actualmente existem 3 espécies distintas, uma asiática (elefante asiático) e duas africanas (elefante da floresta e elefante da savana).
- A espécie africana é maior do que a asiática e também tem as orelhas mais desenvolvidas, uma característica que lhes permite libertar calor em condições de altas temperaturas.

A espécie africana é maior do que a asiática e também tem as orelhas mais desenvolvidas. Imagem: Pixabay
- O som emitido pelas suas trombas geralmente é um sinal de alegria ou agressão e é possível ouvi-lo a vários quilómetros de distância.
- Devido à ameaça dos caçadores, os elefantes aprenderam a mudar de localização durante a noite, uma vez que é quando estes são mais ativos. Assim também evitam as horas mais quentes do dia.
- Estes animais são capazes de sentir várias emoções, nomeadamente a sensação de perda e luto. Eles são capazes de se lembrar de membros do seu grupo vários anos após a sua morte. Isto evidência mais uma vez a sua excelente memória.
- O elefante asiático é um dos animais com maior esperança média de vida. Existe registo de um espécimen que viveu até aos 86 anos.
- O elefante africano é um dos animais em via de extinção, devido aos caçadores que os matam para vender o marfim das suas presas.
- Estima-se que em 1900 existissem mais de um milhão de elefantes africanos e 700 000 asiáticos. Hoje em dia existem apenas 700 000 elefantes africanos e apenas 35 000 asiáticos.
- Durante o acasalamento, o aumento da testosterona nos machos, deixa-os extremamente agressivos, fazendo com que ataquem humanos caso surja a oportunidade. Todos os anos morrem cerca de 400 pessoas devido a ataques de elefantes.