Eclipse Solar – O que é? E quando ocorrerá o próximo?

eclipse solar tipos de eclipses e curiosidades

Imagem: Unsplash

O que é um eclipse solar?

Um eclipse solar é um fenómeno natural que ocorre quando a Lua passa entre o nosso planeta e o Sol, bloqueando temporariamente a luz solar. Durante este fenómeno a Lua faz sombra sobre uma pequena região do nosso planeta e é a partir desse local que é possível observar o eclipse solar. Este fenómeno ocorre sempre durante a Lua nova.

A Lua é aproximadamente 4 vezes mais pequena do que a terra e por isso não tem dimensões suficientes para fazer sombra sobre todo o planeta durante um eclipse solar. É por isso que os eclipses solares são visíveis numa pequena região e durante um curto período. Para além disso, a rotação da Terra sobre si mesma e a orbita da Lua à volta da Terra dão a sensação que o eclipse de desloca entre várias regiões do planeta.

Da mesma forma, o Sol e a Lua parecem ter o mesmo tamanho quando vistos da terra. No entanto, a lua é 400 vezes mais pequena que o Sol, mas também se encontra 400 vezes mais próxima e por isso é capaz, de em certas ocasiões, obstruir totalmente a luz solar.

diferença entre eclipse lunar e solar

Diferença entre eclipse lunar e solar. Imagem: Wikimedia

Quantos tipos existem?

  • Eclipse solar parcial – Ocorre quando a Lua apenas oculta parcialmente o Sol.
  • Eclipse solar total -Ocorre quando a Lua oculta completamente o Sol. Apenas pode ser observado quando a Lua se encontra próximo do seu perigeu (fase da sua órbita em que a Lua se encontra muito próxima da Terra). Durante um curto período de tempo, o céu torna-se bastante escuro como se fosse noite.
  • Eclipse anular – Ocorre quando a Lua não consegue ocultar completamente o Sol por se encontrar mais afastada do nosso planeta. Neste tipo de eclipse é visível um anel do sol à volta da Lua.
  • Eclipse híbrido – Ocorre quando a curvatura da Terra faz com que seja observado como eclipse anular em algumas regiões e eclipse total noutras.

Posso olhar directamente para um eclipse solar?

eclipse solar tipos de eclipses e curiosidades protecção de olhos

Imagem: Pixabay

Não. Nunca devemos olhar directamente para o Sol mesmo que este esteja totalmente ou parcialmente obstruído pela Lua. A radiação ultravioleta (UV) emitida pelo Sol pode queimar a retina dos nossos olhos, causando danos permanentes e irreversíveis ou até mesmo cegueira. É crucial tomar medidas de precaução. É de extrema importância utilizar filtros solares ou equipamentos adequados de forma a reduzir a quantidade de radiação solar que chega aos nossos olhos. No entanto, mesmo com a utilização de filtros solares, não devemos observar continuadamente o eclipse solar.

Quando será o próximo eclipse solar?

eclipse solar tipos de eclipses e curiosidades

Imagem: Pixabay

O site Timeanddate apresenta excelentes informações sobre este tema, assim como uma lista de todos os eclipses que se irão realizar nos próximos anos. Lá pode descobrir a data dos próximos eclipses, locais onde será visível, tipo de eclipse, entre outras informações. A seguinte lista apresenta os eclipses solares dos próximos 10 anos.

13 de Julho de 2018Parcial
11 de Agosto de 2018Parcial
5-6 de Janeiro de 2019Parcial
2 de Julho de 2019Total
26 de Dezembro de 2019Anular
21 de Junho de 2020Anular
14 de Dezembro de 2020Total
10 de Junho de 2021Anular
4 de Dezembro de 2021Total
30 de Abril de 2022Parcial
25 de Outubro de 2022Parcial
20 de Abril de 2023Total
14 de Outubro de 2023Anular
8 de Abril de 2024Total
2 de Outubro de 2024Anular
29 de Março de 2025Parcial
21 de Setembro de 2025Parcial
17 de Fevereiro de 2026Anular
12 de Agosto de 2026Total
6 de Fevereiro de 2027Anular
2 de Agosto de 2027Total
26 de Janeiro de 2028Anular
22 de Julho de 2028Total
eclipse solar tipos de eclipses e curiosidades

Imagem: Unsplash

Recomendado para si...