Eclipse Lunar – O que é? E quando ocorrerá o próximo?

Eclipse Lunar – O que é E quando ocorrerá o próximo

Eclipse Lunar. Imagem: Pixabay

O que é um eclipse lunar?

O eclipse lunar é um fenómeno natural que ocorre quando o nosso planeta projecta a sua sombra sobre a Lua. Para isso acontecer tem que existir um alinhamento total ou parcial entre a Lua, Terra e o Sol, sendo que o nosso planeta necessita estar entre os dois. Isto também significa que o eclipse lunar ocorre sempre em noites de Lua cheia.

diferença entre eclipse lunar e solar

Diferença entre eclipse lunar e solar. Imagem: Wikimedia

Durante um eclipse lunar total, a Terra bloqueia totalmente a luz solar, então porque é que a Lua não fica completamente escura? Isto acontece devido à refracção da luz solar na atmosfera do nosso planeta, dando origem a uma tonalidade avermelhada em vez de ficar em completa escuridão. É também a refracção da luz na atmosfera terrestre que faz com que o pôr do sol e o nascer do sol tenham a tonalidade alaranjada tão característica. É devido a esta tonalidade avermelhada, que durante o eclipse lunar total a Lua é popularmente chamada “Lua de sangue”.

Eclipse solar vs Eclipse lunar

Os eclipses lunares são consideravelmente mais frequentes em relação aos eclipses solares. Issto porque a Terra projecta uma sombra muito maior sobre a Lua do que aquela que a Lua projecta sobre a terra durante o eclipse solar. O motivo é obviamente a diferença de dimensões, uma vez que a terra é praticamente 4 vezes maior que a Lua.

Ao contrário daquilo que se verifica durante um eclipse solar, que apenas pode ser visto numa pequena região do nosso planeta, o eclipse lunar pode ser visto a partir de qualquer parte do mundo (desde que seja de noite no momento em que ocorre o eclipse). Para além disso, o eclipse lunar pode ser visto durante várias horas enquanto o eclipse solar dura apenas alguns minutos. Os eclipses solares necessitam ainda de protecções oculares especiais, que não são necessários durante os eclipses lunares.

Quantos tipos existem?

Antes de falar nos tipos de eclipses lunares que existem é necessário perceber que a sombra da terra pode ser dividida em duas partes, a umbra e penumbra. A umbra é a região central e mais escura da sombra e na qual a luz solar está completamente bloqueada pelo nosso planeta. Por outro lado, a penumbra é a região onde apenas parte da luz solar se encontra parcialmente bloqueada.

Eclipse lunar esquema

Posição da Lua, Terra e Sol durante o eclipse lunar. Imagem: Wikimedia

Os eclipses lunares podem ser por isso classificados de acordo com a posição da Lua na sombra terrestre. Podem ser distinguidos em 3 tipos:

  • Eclipse lunar penumbral – A Lua passa através da penumbra da sombra terrestre. É dificilmente visível.
  • Eclipse lunar parcial – Uma parte da Lua passa através da umbra da sombra terrestre. São facilmente visíveis.
  • Eclipse lunar total – A totalidade da Lua passa através da umbra da sombra terrestre. São facilmente visualizados e a Lua pode ficar com uma cor laranja, avermelhada ou acastanhada.

Quando irá ocorrer o próximo? Conseguirei ver?

O site Timeanddate apresenta excelentes informações sobre este tema, assim como uma lista de todos os eclipses que se irão realizar nos próximos anos. Lá pode descobrir a data dos próximos eclipses, locais onde será visível, tipo de eclipse, entre outras informações. A seguinte lista apresenta os eclipses lunares dos próximos 10 anos. Para saber um pouco mais sobre cada um deles basta clicar sobre a data do eclipse.

27 Julho de 2018Total
21 de Janeiro de 2019Total
16-17 de Julho de 2019Parcial
10 de Janeiro de 2020Penumbral
5 de Junho de 2020Penumbral
5 de Julho de 2020Penumbral
30 de Novembro de 2020Penumbral
26 de Maio de 2021Total
19 de Novembro de 2021Parcial
16 de Maio de 2022Total
8 de Novembro de 2022Total
5 de Maio de 2023Penumbral
28 de Outubro de 2023Parcial
25 de Março de 2024Penumbral
18 de Setembro de 2024Parcial
14 de Março de 2025Total
7 de Setembro de 2025Total
3 de Março de 2026Total
28 de Agosto de 2026Parcial
20-21 de Fevereiro de 2027Penumbral
17 de Agosto de 2027Penumbral
12 de Janeiro de 2028Parcial

    Recomendado para si...