Qual é a diferença entre camelo e dromedário?

Os camelos (Camelus bactrianus) e dromedários (Camelus dromedarius) são animais que conseguimos identificar com facilidade, devido ao seu aspecto peculiar. No entanto, muitas pessoas não conseguem distinguir um camelo de um dromedário devido às suas semelhanças. Neste artigo vamos explicar as diferenças entre estes dois “cavalos do deserto”.

Qual é a principal diferença entre um camelo e um dromedário?

A diferença mais evidente entre estes dois animais é efectivamente o número de bossas ou corcovas. O camelo tem duas bossas enquanto o dromedário tem apenas uma bossa.

quais são as diferenças entre dromedários e camelos

Para que servem as bossas dos camelos e dromedários?

Muitas pessoas acreditam que as bossas dos camelos e dromedarios são depósitos água que eles utilizam para resistir às temperaturas elevadas dos desertos, o que não é verdade. Outras defendem que estes animais desenvolveram esta característica para facilitar o transporte de pessoas, que também não é verdade, tendo em consideração que estes animais já tinham as bossas muito antes de os começarmos a utilizar como meio de transporte.

Na verdade, as bossas são depósitos de tecido adiposo (gordura). Este tecido é acumulado durante períodos de alimentação abundante e utilizado como uma reserva energética durante as viagens mais longas e especialmente em ambientes inóspitos como é o caso do deserto. Quando estes animais têm as suas bossas rijas e elevadas significa que estão bem alimentados. Contudo, quando passam vários dias sem comer e beber, o tamanho das suas bossas diminui porque o seu organismo utiliza as reservas de gordura armazenada nas bossas.

Segundo a National Geographic, estes animais conseguem armazenar até 36 kg de gordura nas suas bossas. Outra característica interessante é a sua capacidade de absorção de água. Um dromedário com sede consegue beber cerca de 135 litros de água em apenas 15 minutos.

O camelo para além de utilizar as suas bossas como reserva energética, também as usa para regular a temperatura corporal. No deserto as temperaturas podem variar muito, sendo que durante o dia as temperaturas são bastante elevadas mas durante a noite existe um acentuada descida de temperatura.

Diferença entre dromedário e camelo. Bossas de um camelo

O camelo utiliza as suas bossas como reserva energética. Imagem: Ashee_Marie

O número de bossas é a única diferença entre os camelos e dromedários?

Não. Existem outras características físicas e comportamentais que diferenciam estes dois animais.

Qual tem o pêlo mais longo?

Os camelos têm o pêlo mais longo, o que os protege do frio. Muitas pessoas não sabem mas os desertos podem atingir temperaturas muito baixas durante a noite, especialmente o deserto de Gobi onde habitam os camelos.

Por sua vez, os dromedários têm uma pelagem mais curta o que permite suportar as elevadas temperaturas do deserto com maior facilidade.

Qual é o mais alto? E o mais pesado?

Os dromedários apresentam pernas mais longas que os camelos, podendo atingir cerca de 2 metros de altura, enquanto que os camelos atingem apenas cerca de 1 metro e meio.

Apesar de serem mais baixos, os camelos geralmente são mais pesados que os dromedários.

Qual é o mais resistente?

O dromedário é mais resistente que o camelo. Este é capaz de fazer viagens mais longas, a uma velocidade maior e passar mais dias sem comer ou beber.

Em contrapartida, o camelo tem maior facilidade em percorrer terrenos montanhosos ou com neve e transportar uma maior carga.

Quais são as diferenças de comportamento?

Reacções agressivas dos dromedários são relativamente comuns. Por outro lado, este tipo de reacções são raras nos camelos.

Onde vivem estes animais?

Os dromedários habitam maioritariamente no médio oriente enquanto os camelos podem ser encontrados na região central do continente asiático.

Porque é que os camelos têm duas bossas?

diferença entre dromedários e camelos

Não existe uma explicação científica que explique porque motivo os camelos têm duas bossas. No entanto especula-se que seja um característica desenvolvida por estes animais, devido ao facto de viverem numa região do planeta com um ambiente hostil. O deserto de Gobi é um dos principais habitat deste animais e é conhecido pelas suas flutuações de temperatura. As temperaturas podem chegar a – 43ºC durante a noite.

Agora que já sabe qual é a diferença entre um camelo e um dromedário, enriqueça os seus conhecimentos de cultura geral lendo os seguintes artigos:

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...