20 curiosidades interessantes sobre os caranguejos

O caranguejo é um crustáceo com 10 patas (decápode) com duas pinças nas patas frontais e tem o corpo protegido por uma carapaça rija. É um animal invertebrado e que pode ser encontrado em quase todas as partes do nosso planeta.

São ainda um alimento muito apreciado em todo o mundo, sendo todos os anos consumidos mais de 1.5 milhões de toneladas de caranguejo.

Características e curiosidades:

1 – Assim como nós, os caranguejos são animais omnívoros, isto porque são capazes de ingerir vários tipos de alimentos (carne e plantas). Eles alimentam-se de algas, fungos, bactérias, moluscos e outros crustáceos.

2 – Tal como referido anteriormente, todas as espécies de caranguejo são decápodes, ou seja, têm 10 patas. E todos eles têm um par de pinças nas patas da frente.

3 – Os seus olhos assentam sobre uma protuberância localizada na parte frontal do seu corpo, o que permite que vejam o que se encontra à sua volta mesmo que o seu corpo se encontre debaixo de água ou debaixo da areia. De certa forma são semelhantes aos olhos dos caracóis.

Os olhos dos caranguejos apoiam são pretuberantes
Os olhos do caranguejo assentam sobre uma protuberância localizada na parte frontal do seu corpo. Imagem: Unsplash

4 – Eles têm um corpo achatado, o que lhes permite passar através de espaços de estreitos.

5 – Os caranguejos respiram através das guelras (brânquias). É por isso que eles precisam de ficar próximos da água de modo a manterem as guelras húmidas, mesmo que sejam caranguejos que vivam principalmente em terra.

6 – Actualmente existem mais de 4500 espécies de caranguejos, que podem ser encontrados em todos os oceanos do nosso planeta. Eles podem habitar também em regiões de água doce, existindo ainda alguns caranguejos que vivem em terra. A maioria dos caranguejos vive nas zonas de menor profundidade dos oceanos, principalmente em regiões rochosas ou próximos de recifes de corais.

Os caranguejos vivem junto à costa ou nas rochas.
Os caranguejos vivem preferencialmente junto à costa ou nas zonas rochosas. Imagem: Unsplash

7 – Já foram descobertos fósseis de caranguejo com mais de 200 milhões de anos, sendo por isso um dos animais mais antigos a habitar o nosso planeta.

8 – Os caranguejos possuem um exosqueleto bastante resistente, composto por quitina, que proteje o seu corpo frágil.

9 – O caranguejo mais pequeno do mundo é o caranguejo-ervilha e mede entre 6.8 milímetros e 1.19 centímetros. Por outro lado, o maior do mundo é o caranguejo-aranha-gigante, que pode medir até 3.8 metros de comprimento com as patas esticadas e pesar cerca de 19 kg. Leia também:Quais são os maiores animais do mundo?

Diferença entre caranguejo-ervilha e caranguejo-aranha-gigante
Maior e menor caranguejo do mundo.

10 – Estes animais não crescem de uma forma constante e linear como acontece com a maioria dos restantes seres vivos. Isto acontece porque o seu exosqueleto não permite. Para crescer os caranguejos necessitam de primeiro perder a sua casca antiga e posteriormente formar uma nova, podendo este processo levar várias semanas a ser concluído.

11 – Têm uma excelente capacidade de regeneração. Se perderem uma pata ou uma pinça, são capazes de a crescer de novo em apenas um ano.

12 – Os caranguejos machos e fêmeas podem ser distinguidos através do seu abdómen. A maioria dos machos têm o abdómen com uma forma estreita e triangular, enquanto as fêmeas têm um abdómen mais largo e arredondado. Para além disso, os caranguejos fêmeas têm garras mais pequenas do que os machos.

Diferença entre caranguejo macho e fêmea
Diferença entre caranguejo macho e fêmea

13 – Os caranguejos andam e nadam de lado. Isto acontece devido à forma como as suas articulações estão orientadas. Como estão viradas para os lados, é mais fácil para os caranguejos movimentarem-se nessa direcção, apesar de também serem capazes de andar para trás e para a frente.

14 – Os caranguejos têm um curto tempo de gestação, apenas 1 a 2 semanas. Contudo, após esse tempo, o caranguejo fêmea é capaz de depositar cerca de 2000 ovos. Leia também: Gestação animal: mamíferos com maior tempo de gestação

15 – A esperança média de vida dos caranguejos varia muito de acordo com a espécie em questão. Por exemplo, o caranguejo-azul vive entre 1 e 8 anos, enquanto o caranguejo-aranha-gigante pode viver até aos 100 anos. Para além disso, a esperança média de vida varia de acordo com o habitat e principalmente devido à caça ao caranguejo. Leia também: 10 dos animais com maior esperança média de vida

16 – Os caranguejos correspondem a cerca de 20% dos crustáceos marinhos capturados em todo o mundo. Sendo o caranguejo-azul o mais consumido.

todos os anos são consumidos milhares de toneladas de caranguejo
toneladas de caranguejo. Imagem: Unsplash

17 – Grande parte dos caranguejos acasalam quando as temperaturas da água e do ar são mais elevadas.

18 – Os caranguejos são animais com padrões comportamentais complexos. Geralmente comunicam fazendo barulho ou abanando as suas pinças.

19 – Estes animais são frequentemente cozidos vivos. Isto acontece porque vários estudos concluíram que os caranguejos não sentem dor. Recentemente têm surgido novos estudos indicativos do contrário, ou seja de que alguns crustáceos posssam ser capazes de sentir dor.

20 – Caranguejo é também um dos signos do Zodíaco e o nome de uma constelação.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...