14 interessantes curiosidades sobre as raposas

As raposas são majestosos animais que podem ser encontrados em quase todos os continentes do nosso planeta. Elas apresentam semelhanças com os cães e gatos e seriam belos animais de estimação se não fosse a sua natureza selvagem. Estas são algumas características e curiosidades sobre as raposas.

1 – Pertencem à família dos cães mas são parecidas com os gatos.

Curiosidades sobre as raposas. Pupilas verticais conferem boa visão nocturna.
Tem uma boa visão durante a noite devido às suas pupilas verticais. Imagem:Michele Lamberti

As raposas são mamíferos que pertencem à família canidae, da qual fazem parte os cães, lobos coiotes e chacais. Apesar das suas semelhanças com os animais referidos, as raposas apresentam também muitas semelhanças com os gatos, que não pertencem a esta família. Tal como os gatos, as raposas são caçadoras nocturnas e têm uma boa visão durante a noite devido às suas pupilas verticais. Para além disso, têm vibrissas (bigodes) muito sensíveis que permitem detectar variações no ambiente ao seu redor e algumas espécies até são capazes de subir às árvores devido às suas garras retracteis.

2 – É o carnívoro com maior distribuição mundial.

Curiosidades sobre as raposas. A raposa vermelha é a espécie de raposas mais comum do planeta.
A raposa-vermelha é a espécie de raposa mais predominante. Imagem: Pixabay

A raposa-vermelha é a espécie de raposas mais predominante. Aliás esta espécie de raposa é o carnívoro com maior distribuição do mundo. Por ser omnívoro, e consequentemente ter uma alimentação variada, conseguem sobreviver com facilidade numa grande variedade de ambientes. As raposas-vermelhas podem ser encontradas praticamente em todo o hemisfério norte e na Austrália.

3 – Utilizam o campo magnético do planeta para caçar.

Curiosidades sobre as raposas. Elas utilizam o campo maagnético para caçar. Para além disso saltam sobre as suas presas para uma morte rápida.
Utilizam o campo magnético do planeta para caçar. Imagem: Pixabay

Os cientistas acreditam que as raposas utilizam o campo magnético da terra para caçar. Apesar de não compreenderem exactamente como funciona esse mecanismo, é um facto que as raposas tem uma taxa de sucesso superior a 70% nas suas caçadas quando estão viradas para o norte magnético. No entanto se tiverem viradas noutra direcção a taxa de sucesso é inferior a 20%.
Para caçar pequenos roedores, as raposas saltam sobre a sua presa para a matar rapidamente. Veja este vídeo para compreender melhor o método de caça das raposas.

4 – Existem 12 espécies de raposas diferentes.

existem 12 espécies de raposas
Existem 12 espécies de raposas.

Actualmente são reconhecidas 12 espécies de raposas “verdadeiras”, as quais pertencem ao género Vulpes. Na realidade ao longo do tempo já foram descobertas mais de 20 espécies diferentes, no entanto, algumas dessas espécies já estão extintas.

5 – Podem viver até aos 15 anos.

Algumas raposas podem chegar a viver 15 anos.
Em cativeiro as raposas podem viver até aos 15 anos. Imagem:Marrakech99

As raposas podem viver entre 10 e 15 anos. Contudo as raposas selvagens geralmente vivem apenas 2 a 3 anos, devido a factores como a caça, os atropelamentos e as doenças. Em cativeiro conseguem facilmente viver mais de 10 anos.

6 – O seu tempo de gestação é inferior a 2 meses.

As ninhadas das raposas  tem em media 6 crias
As ninhadas de raposas têm em média 6 crias. Imagem: Unsplash

O tempo de gestação das raposas varia entre 49 e 58 dias e as ninhadas têm em média 6 crias. O nascimento das crias geralmente ocorre durante os meses de Março e Abril e durante este período o macho fornece o alimento para a família enquanto a fêmea protege as crias. As crias vivem com os seus progenitores até aos 7 meses de idade. Descubra: Mamíferos com maior tempo de gestação.

7 – São animais solitários.

As raposas sao animais solitários
As raposas são animais solitários. Imagem: Unsplash

As raposas são animais solitários e passam a maior parte do seu tempo sozinhas. Durante a época de acasalamento a fêmea e o macho passam a cuidar das suas crias em covas subterrâneas e defendem o seu território em conjunto até estas se tornarem auto-suficientes. Nesse momento a família separar-se e seguem diferentes caminhos.

8 – Têm uma aparência característica.

Aspecto característico das raposas

Focinho alongado, cauda longa e espaganuda e orelhas pontiagudas são características destes animais. Imagem: Unsplash

O seu focinho alongado, cauda longa e espaganuda, assim como as orelhas pontiagudas são algumas das características mais facilmente reconhecíveis nestes animais. Outras características variam consoante a espécie de raposa. Contudo em todas as espécies, o macho pesa mais dos que a fêmea.

9 – O Feneco é a espécie de raposa mais pequena do mundo.

a raposa do deserto ou feneco é a raposa mais pequena do mundo.
O feneco é a raposa mais pequena do mundo. Imagem: Unsplash

O feneco, também conhecido como raposa-do-deserto, é a espécie de raposas mais pequena do mundo, tendo aproximadamente o mesmo tamanho que um gato. Apesar do seu pequeno tamanho, as suas orelhas tem cerca de 15 centímetros, o que é útil para ouvir as suas presas e para irradiar o calor corporal, permitindo que mantenham a temperatura ideal quando expostos ao calor do deserto. Outra característica interessante desta espécie, é o facto de as suas patas estarem cobertas de pelo, o que permite que consigam andar sobre a areia quente do deserto.

10 – A raposa-do-árctico consegue suportar temperaturas inferiores a -50ºC.

A Raposa do arctico aguenta temperaturas inferiores a 50 graus celcius.
A raposa-do-árctico é capaz de vivem em ambientes com temperaturas abaixo do -50ºC. Imagem: Pixabay

A raposa-do-árctico ou raposa polar vive nas regiões mais a norte do nosso planeta e tem uma excelente capacidade de tolerar o frio. Esta espécie é capaz de viver em ambientes com temperaturas inferiores a -50ºC. A sua pelagem branca é excelente para se camuflarem na neve contra os seus predadores. Leia também: 10 animais que usam camuflagem.

11 – A caça à raposa ainda é legal em alguns países.

A caça à raposa ainda é legal em muitos países
A caça à raposa ainda é legal em muitos países. Imagem: Carol M

A caça à raposa é algo que acontece à vários séculos. Talvez devido à capacidade das raposas entrarem nos galinheiros e caçarem as galinhas, o que não agrada aos avicultores. Em muitos países a caça das raposas já foi proibida, por violar os direitos dos animais propostos pela UNESCO. Em Portugal a caça à raposa continua a ser legal, apesar de existir bastante contestação popular e partidos a tentar abolir esta prática. A procura de produtos têxteis com pele de raposa é outra ameaça para estes animais.

12 – Conseguem fazer mais de 40 sons diferentes.

As  raposas conseguem fazer mais de 40 sons diferentes

As raposas são capazes de fazer mais de 40 sons diferentes. Imagem: Unsplash

As raposas são capazes de fazer mais de 40 sons diferentes que utilizam em varias situações. Quer descobrir alguns dos sons que as raposas conseguem emitir? Então veja este vídeo, oiça e descubra em que situações eles são utilizados.

13 – Tem uma excelente audição.

As raposas tem uma excelente audição
As raposas tem uma excelente audição. Imagem: Unsplash

As raposas têm excelentes capacidades auditivas, conseguindo ouvir pequenos roedores a mexerem-se debaixo vários metros de neve. Para além disso são capazes de detectar pequenos ruídos a 36 metros de distância.

14 – São um dos 10 animais mais rápidos do mundo.

São dos animais mais rápidos do mundo
A raposa-cinzenta é um dos animais terrestres mais rápidos do mundo. Imagem: Unsplash

Em sprint conseguem atingir velocidades a rondar os 68 km/h, fazendo das raposas um dos animais terrestres mais rápidos do mundo. Essa velocidade é importante durante as suas caçadas, mas acima de tudo é essencial para poderem escapar dos seus predadores.

Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!

Recomendado para si...