20 curiosidades interessantes sobre a Lua

Lua cheia super lua curiosidades

Lua cheia. Fotografado por Dave Doe

A Lua é o único satélite natural do planeta terra e o quinto maior em todo o sistema solar. Estima-se que a Lua tenha sido formada à 4,51 mil milhões de anos atrás, cerca de 30-50 milhões de após a formação do sistema solar. Este corpo celeste, tão facilmente identificável, tem uma grande influência sobre o nosso planeta e os seus habitantes. Por exemplo, durante milhares de anos as fases da Lua foram utilizadas para controlar o tempo, através de calendários lunares. Estas são algumas curiosidades sobre a Lua:

 

1 – O primeiro objecto construído pelo homem a atingir a Lua foi a sonda Luna 2 em 1959. Esta sonda fazia parte do programa espacial soviético.  Dez anos mais tarde, através do programa especial Apollo (Estados Unidos da América), foi conseguida a primeira aterragem tripulada, sendo Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins os primeiros a homens a caminhar na Lua.

2 – Tem sempre o mesmo lado virado para a terra porque o tempo que ela leva a rodar sobre o seu próprio eixo é o mesmo tempo que leva a completar a órbita à volta do nosso planeta, aproximadamente 27 dias e 8 horas.

Comparação das faces da lua

A Lua tem sempre a mesmo lado virado para a Terra

3 – As marés dos oceanos têm como causa a atracção gravitacional da Lua e do Sol. No entanto, a influência da Lua é muito superior devido à menor distância.

4 – Da nossa perspectiva a Lua parece redonda mas na realidade é oval. Este fenómeno é resultado da força gravitacional existente entre a Terra e a Lua.

5 – A distância média da Lua à Terra é de 384 403 km. Apesar de dar a sensação que a Lua está muito próxima da terra, isso não é verdade. Entre a Terra e a Lua cabem cerca de 32 planetas com dimensões iguais à Terra!

6 – O eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua.

eclipse lunar terra tapa lua

Eclipse lunar. Fonte: Pixabay

7 – Está constantemente a afastar-se do planeta Terra. Todos os anos a Lua afasta-se aproximadamente 3.8 cm do nosso planeta e vai continuar a fazê-lo durante 50 mil milhões de anos. Ao fim de todo esse tempo a Lua demorará 47 dias a dar uma volta ao redor do nosso planeta em vez dos actuais 27 dias e 8 horas

8 – A sua maior montanha (Mons Huygens) mede cerca de 4700 metros, que é pouco mais de metade da altura do Monte Everest (8848 metros), a maior montanha do mundo.

9 – O seu diâmetro é 3 475 km, aproximadamente 3.7 vezes inferior ao diâmetro da Terra.

10 – Tudo pesa menos na Lua. Devido à sua menor massa, a força gravitacional da Lua é muito inferior à do nosso planeta. Isto faz com que o peso de um objecto na lua seja apenas 16.5% do seu peso da terra.

11 – As pegadas dos astronautas que já caminharam na Lua ainda lá estão presentes uma vez que na Lua não existe vento nem água em estado liquido. Estas pegadas podem permanecer durante milhões de anos.

pegada na lua fotografada por Edwin Aldrin, NASA

Pegada na Lua. Fotografado por Edwin Aldrin (NASA)

12 – Apenas 12 pessoas já caminharam na Lua, sendo todos homens e de nacionalidade americana. O primeiro homem a caminhar na Lua foi Neil Armstrong em 1969 e o último foi Gene Cernan em 1972.

13 – Não possui atmosfera. Isto faz com que as seguinte situações ocorram: encontra-se desprotegida contra meteoritos e ventos solares; existem enormes variações de temperatura entre o dia e noite; o céu é sempre negro e é impossível para os seres vivos respirarem sem equipamentos adequados.

14 – É 81 vezes mais leve que a Terra.

15 – Vistos da Terra, o Sol e a Lua parecem ter o mesmo tamanho, no entanto a lua é 400 vezes mais pequena mas também se encontra 400 vezes mais próxima.

16 – A Lua é o quinto maior satélite natural do nosso sistema solar com 3 475 km de diâmetro.

17 – A Lua é maior que Plutão. (Sabia que Plutão já não é considerado um planeta?)

18 – Das 6 bandeiras americanas colocadas na lua, 5 ainda permanecem em pé. No entanto, devido à radiação solar estas perderam a sua cor e agora são brancas.

bandeira americana na lua esta branca devido a radiação solar

Bandeira americana na Lua. Fonte: NASA

19 – Investigação da NASA confirma a existência de água na Lua, mas apenas em estado sólido.

20 – A NASA está a planear uma nova operação para visitar a Lua. Se não ocorrerem imprevistos, em 2019 o Homem pode vir a caminhar novamente na Lua.

Artigos Recomendados