Características e curiosidades sobre os cães
Existem centenas de raças de cães reconhecidas oficialmente e milhares de misturas dessas raças. No entanto, todos eles têm algo em comum, ou seja, são carinhosos, fascinantes e leais animais de companhia.
Curiosidades sobre cães:
- Existem mais de 500 milhões de cães em todo o mundo.
- São omnívoros, uma vez que consomem alimentos de origem vegetal e animal.
- A temperatura corporal normal de um cão varia entre os 38.3°C e 39.2°C.
- Os cães e gatos bebem água da mesma forma, ou seja, dobram a ponta da língua e lançam a água em direcção à sua boca.
- Tal como nós, eles também sonham. Quando mexem as patas durante o sono significa que estão a sonhar.
- São animais ciumentos quando vêm o seu dono a demonstrar afecto por outro animal ou pessoa.
- Podem ser treinados para detectar cancro em humanos através das suas excelentes capacidades olfactivas.
- A obesidade é um dos principais problemas de saúde destes animais.
- Um conjunto de cães chama-se matilha.

Matilha. Fotografado por S. Carter
- O ritmo cardíaco de um cão de grande porte varia entre 60 e 100 batimentos por minuto, enquanto que nos cães de pequeno porte este varia entre 100 e 140. Comparativamente, o nosso ritmo cardíaco varia entre 60 e 100 batimentos por minuto.
- Pequenas quantidades de uvas e uvas passas podem provocar falência renal e colocar em risco a vida destes animais. Outros alimentos muito comuns na nossa alimentação como chocolate, cebolas e cogumelo podem também ser prejudiciais.
- As sementes de maçã e pêra contem arsénio que é extremamente tóxico.
- Por vezes as cadelas rejeitam os seus cachorrinhos se estes nascerem por cesariana e se o veterinário os limpar antes de entregar à progenitora.
- Conseguem aprender mais de 1000 palavras.
- Em apenas 2 a 5 meses após o nascimento, os cachorros podem atingir metade do peso de um cão adulto, no entanto depois levam mais de 1 a 2 anos para ganhar o restante peso.
- Os cachorros conseguem dormir entre 18 a 20 horas no primeiros meses de vida.
- A sua visão é melhor ao amanhecer e ao anoitecer. Naturalmente a sua visão é melhor do que a nossa durante a noite.
- A altura média dos Chihuahua varia entre 15 a 22 centímetros e é por norma inferior a 3 quilos, sendo por isso umas das raças de cães mais pequenas do mundo.
- Os cães jovens têm 28 dentes enquanto os cães adultos tem 42.
- Estados Unidos da América é o país com maior número de cães, seguido-se a França.
- O Labrador é a raça canina mais popular do mundo.
- Em média os cães vivem entre 10 a 14 anos, sendo que tendencialmente as raças mais pequenas vivem mais anos.
- A raça de cães mais pesada do mundo é o Mastiff Inglês que pode pesar mais de 100kg.
- Dormem enrolados por dois motivos: manter a temperatura corporal e proteger a zona mais sensível do seu corpo, que é a barriga.
- Os cães não são daltónicos, no entanto os seus olhos não têm receptores para a cor vermelha. Eles vêem em tons de preto, branco, azul e amarelo.
- Tal como o nariz dos gatos, o nariz dos cães também tem um padrão único à semelhança de uma impressão digital.
- Os dálmatas são completamente brancos à nascença e só mais tarde aparecem as marcas pretas na sua pelagem.
- Os cães não têm glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo e por isso, usam as almofadas das suas patas e também a língua para se refrescarem. A língua é uma das principais formas de expulsar o excesso de calor corporal.
- Os cães são animais muito sociais e não gostam de estar sozinhos. É por isso que estão sempre à procura de companhia, seja ela vinda de outro cão ou mesmo humana.
- Os cães castrados têm uma maior esperança de vida, uma vez que a castração reduz a incidência de cancro nestes animais.
- Os cães da raça Basenji são os únicos que nunca ladram. No entanto não são completamente mudos, quando necessário conseguem emitir alguns sons semelhantes a um uivo.
- Os cães são descendentes directos dos lobos.
- Tem um olfacto 10 000 vezes mais apurado do que o humano.
- Em média os cães conseguem correr a uma velocidade de 30 km/h. No entanto, o Galgo Inglês em sprint consegue atingir os 72 km/h.
- O tempo de gestação é de aproximadamente 9 semanas.
- A maior ninhada de sempre nasceu 29 de Novembro de 2004 quando uma cadela da raça Mastiff deu à luz 24 cachorros. Foi necessário fazer cesariana para retirar as crias com segurança.
- Em média uma ninhada tem entre 4 e 6 cachorros.
- Os cachorros nas primeiras semanas de vida não conseguem ver nem ouvir, por isso estes usam o calor para localizar a progenitora.
- O Lundehund Norueguês é o único cão com 6 dedos em cada pata.
- Os machos geralmente levantam a perna traseira para urinar de forma a apontar para cima e deixar a mensagem de que são altos e intimidadores. Alguns cães selvagens em África tentam correr até aos troncos das árvores enquanto urinam para parecerem muito grandes e intimidar a concorrência.
- Conseguem localizar a fonte de um som em 1/600 de segundo e ouvir sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano.
- O toque é o primeiro sentido que o cão desenvolve. O corpo inteiro, incluindo as patas é coberto com terminações nervosas sensíveis ao toque.
- O movimento das suas orelhas é controlado por mais de 18 músculos.
- As ossadas caninas mais antigas encontradas até hoje, foram descobertas na Ásia e tem mais de 12 000 anos.
- Estima-se que os cães tenham sido domesticados pela primeira vez à mais de 14 000 anos, enquanto os gatos apenas foram domesticados à 10 000 anos.
- Muitos especialistas acreditam que os cães foram domesticados antes de se começar a domesticar cavalos, ovelhas, cabras, gado, galinhas e até mesmo gatos.
- O cães gostam mais de doces em comparação com os gatos. Enquanto os gatos têm apenas 473 papilas gustativas, os cães têm cerca de 1700. Nós temos cerca de 9000.
- O cão mais velho de sempre chamava-se Max e viveu até aos 29 anos e 9 meses, o que é 3 vezes superior à esperança média de vida de um cão.
- O cão mais pequeno do mundo chama-se Miracle Milly e tem apenas 9.65 centímetros de altura.
- Tigger é cão com as orelhas mais compridas do mundo, com 34.9 centímetros.
- O cão mais alto do mundo era um Great Dane, chamava-se Zeus e media 1 metro e 12 centímetros. Quando se apoiava nas suas patas traseiras conseguia atingir os 2 metros e 26 centímetros de altura.
- O cão mais pesado do mundo chamava-se Zorba, um Mastiff Inglês, que pesava mais de 155 quilos.