As 10 pontes mais altas do mundo

A criatividade e os avanços da engenharia permitem que sejam construídas pontes cada vez mais complexas e com designs arrojados. A China é sem dúvida o país que lidera a construção destas mega estruturas, que não são apenas usadas para facilitar o transporte mas também como atracções turísticas.

Nesta lista vamos abordar as 10 pontes mais altas do mundo. Consideramos altura da ponte como a distância entre o tabuleiro, onde circulam as viaturas, e o solo ou água imediatamente abaixo.

1 – Ponte Beipangjiang (Duge Bridge) – 565 Metros – China

Ponte Beipangjiang pontes mais altas do mundo

Ponte Beipangjiang. Fotografado por Jon Fether, Jesus Catalan and Eric Sakowski

Inaugurada a 30 de Dezembro de 2016, esta ponte passou a ser considerada a mais alta do mundo com uns incríveis 565 metros de distância entre o tabuleiro e o rio Beipan. Esta foi a primeira ponte a ultrapassar a barreira dos 500 metros de altura. Foi construída em apenas 3 anos e teve um custo de 144 milhões de euros.

2 – Ponte do Rio Sidu (Sidu River Bridge) – 496 Metros – China

Ponte do Rio Sidu (Sidu River Bridge) maiores pontes do mundo

Ponte do Rio Sidu (Sidu River Bridge). Fonte: Wikimedia

Considerada a maior do mundo entre 2009 e 2016, é agora a segunda maior do mundo. Esta ponte tem 496 metros de altura e 1222 metros de comprimentos. Foi inaugurada a 15 de Novembro de 2009 e teve um custo de aproximadamente 85 milhões de euros. Tal como o nome indica, esta ponte atravessa o rio Sidu.

3 – Ponte Puli (Puli Bridge) – 485 Metros – China

Ponte Puli (Puli Bridge) maiores pontes do mundo

Ponte Puli (Puli Bridge). Fotografado por Sakowski

Inaugurada em Agosto de 2015, a ponte Puli com 485 metros de altura é actualmente considerada a terceira maior do mundo. A sua construção reduziu o tempo de viagem entre as cidades de Liupanshui e Xuanwei de 4 horas para 1 hora. A construção teve um custo de 60 milhões de euros.

4 – Ponte Yachi (Yachi Bridge) – 434 Metros – China

Ponte Yachi (Yachi Bridge) pontes mais altas do mundo

Ponte Yachi (Yachi Bridge). Fotografado por Ben Usagani

Construída em menos de 3 anos, a Ponte Yachi foi inaugurada em Julho de 2016 e é actualmente a quarta maior do mundo. Apesar de a sua altura oficial ser 434 metros, a distância do tabuleiro à superfície da água neste momento é de apenas 306 metros devido à construção de uma barragem 2 km a jusante.

5 – Ponte Qingshui (Qingshui Bridge) – 406 Metros – China

Ponte Qingshui (Qingshui Bridge) maiores pontes do mundo

Ponte Qingshui (Qingshui Bridge). Fotografado por Wu Dongjun

Foi inaugurada a 31 de Dezembro de 2015 e foi construída em tempo recorde (3 anos) tendo em consideração a sua altura (406 metros) e comprimento (1130 metros). Os operadores trabalharam por turnos, 7 dias por semana, incluindo feriados para terminar a ponte neste prazo. A construção desta ponte veio reduzir a distância entre as regiões de Weng’an e Guiyang de 160km para 38km.

6 – Ponte Hegigio Gorge (Hegigio Gorge Pipeline Bridge) – 393 Metros – Papua-Nova Guiné

 Ponte Hegigio Gorge (Hegigio Gorge Pipeline Bridge) maiores pontes do mundo

Ponte Hegigio Gorge (Hegigio Gorge Pipeline Bridge). Fotografado por Sakowski

A Ponte Hegigio Gorge é a sexta ponte mais alta do mundo e a única nesta lista que não se destina ao transporte de pessoas. Esta ponte tem como único objectivo o transporte de petróleo. Foi inaugurada em 2005 e nessa altura foi considerada a maior ponte do mundo. Acabou por perder esse titulo 4 anos mais tarde para a ponte do rio Sidu.

7 – Ponte Baluarte (Baluarte Bridge) – 390 Metros – México

Ponte Baluarte (Baluarte Bridge). maiores pontes do mundo

Ponte Baluarte (Baluarte Bridge). Fotografado por Web de la Presidencia de la República

A Ponte Baluarte é a maior ponte construída no continente americano, com 390 metros de altura e 1124 metros de comprimento. Construída em apenas 4 anos, foi inaugurada a 5 de Janeiro de 2012.

8 – Ponte Liuguanghe (Liuguanghe Bridge Xiqian) – 375 Metros – China

Liuguanghe Bridge Xiqian maiores pontes do mundo

Ponte Liuguanghe (Liuguanghe Bridge Xiqian)

Com 375 metros de altura e 580 de comprimento esta será a oitava ponte mais alta do mundo. Espera-se que a sua construção seja concluída durante 2017.

9 – Ponte do Rio Baling (Baling River Bridge) – 370 Metros – China

Ponte do Rio Baling (Baling River Bridge) pontes mais altas do mundo

Ponte do Rio Baling (Baling River Bridge). Fotograffado por Chen7224255

Inaugurada a 23 de Dezembro de 2009, a construção desta ponte veio facilitar a ligação entre as cidades Kunming e Guiyang, reduzindo o tempo de viagem entre as duas cidades de 1 hora para 4 minutos. Uma característica muito peculiar desta ponte é a distância entre as suas duas torres (1088 metros) dando a sensação que a ponte se encontra a levitar.

10 – Ponte Beipan Guanxing (Beipan River Guanxing Highway Bridge) – 366 Metros – China

Beipan River Guanxing Highway Bridge

Beipan River Guanxing Highway Bridge. Fotografado por Eric Sakowski

Em último nesta lista temos a Ponte Beipan Guanxing. Apesar de se encontrar em ultimo lugar, esta ponte já foi a mais alta do mundo, em 2003, quando foi inaugurada. Manteve o esse titulo até à construção da Ponte Hegigio Gorge em 2005.

 

Artigos Recomendados