O que é o arco-íris e qual a sua origem?

O que é o arco-íris?
O arco-íris trata-se de um espectro luminoso com o aspecto de um arco com as sete cores do especto solar, provocado pela incidência dos raios solares na atmosfera. Ou seja, é um fenómeno óptico provocado pela refracção e reflexão da luz solar dentro das gotas da água/chuva suspensas na atmosfera.
A refracção promove a divisão da luz solar (branca) em espectros coloridos que o caracterizam.
As sete cores nele presentes nem sempre são todas visíveis ou perceptíveis ao olhar do observador. A ordem completa das suas cores é, do seu exterior para o seu interior, vermelho, cor de laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.
Este fenómeno aparece do lado oposto ao sol, ou à lua, numa situação meteorológica de chuva.
É possível observar dois arco-íris em simultâneo quando ocorrem duas reflexões dentro da gota, sendo um primário e o outro secundário. O arco-íris secundário apresenta as cores na ordem inversa do arco-íris primário.
As gotas da chuva possuem diferentes formatos ao cair, de acordo com a resistência do ar ou dos ventos, sendo as gotas redondas e preferencialmente mais pequenas as melhores para produzir o arco-íris.
Arco-íris. Fotografado por Murray Foubister (Flickr) Arco-íris. Fotografado por taintfair (Flickr) Arco-íris. Fotografado por Alexander Boden (Flickr) Arco-íris. Fotografado por Luigi Mengato (Flickr) Arco-íris. Fotografado por Sindre Skrede (Flickr) Arco-íris. Fotografado por Edwin Sommer (Flickr) Arco-íris. Fotografado por J Hakala (Flickr) Arco-íris. Fotografado por Arne-kaiser Arco-íris. Fotografado por Stoyko Georgiev (500px)
Curiosidade : sabias que também existe arco-íris da luz lunar?
O arco-íris lunar é um fenómeno pouco frequente e quase desconhecido, que pode ocorrer durante a noite.
É gerado de forma idêntica ao comum/solar, ocorrendo quando a luz (reflectida pela lua em vez de irradiada pelo sol) é reflectida pelas partículas de água da chuva e da névoa suspensa na atmosfera, provocando um espectro cromático.
Este fenómeno raramente apresenta todo o espectro de cores ao contrário do arco-íris comum.
Apesar de a origem ser a mesma do arco íris comum, tal como referido anteriormente, o lunar tem intensidade mais fraca e, por isso, é mais difícil de observar.
Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!