10 animais que usam camuflagem
O que é a camuflagem?
A camuflagem é um método de ocultação que permite a um determinado ser vivo ou objecto permanecer indistinto no ambiente que o rodeia. Esta característica é utilizada por um variado número de animais para se esconderem das suas presas ou predadores.
1 – Leopardo
Estes animais usam as manchas do seu pêlo para se misturarem perfeitamente com o ambiente que os rodeia, permitindo que se aproximem das sua presas se que estas se apercebam.

Leopardo. Fotografado por Bex Ross

Leopardo. Fotografado por Sheep81
2 – Lagarta Barão Comum
A Lagarta Barão Comum é uma especialista em camuflagem e pode ser encontrada na Índia e no Sudeste do continente asiático. A sua camuflagem tem um único objectivo, que é esconder a sua presença dos predadores até à metamorfose. Estes pequenos animais alimentam-se das folhas das mangueiras (as mesmas que as mantém camufladas).

Lagarta Barão Comum. Fotografado por Wohin Auswandern

Lagarta Barão Comum. Fotografado por Vinayaraj
3 – Camaleão
Os camaleões são famosos pela sua capacidade de mudar de cor conforme a necessidade de se camuflarem. A maioria dos camaleões habitam em Madagáscar, mas podem também ser encontrados noutras regiões como Médio Oriente, África e sul da Europa.

Camaleão. Fonte: Pixabay
4 – Coruja das Neves
Também designada coruja do árctico, apresentam uma penugem maioritariamente branca, o que permite que se escondam dos seus predadores e facilita que se aproxime das presas sem que seja percebida.

Coruja das Neves. Fotografado por NaturesPhotoAdventures

Coruja das Neves. Fotografado por Bert de Tilly
5 – Víbora do Gabão
É uma espécie de víbora venenosa que habita as savanas e florestas de África. É considerada a maior víbora venenosa no continente africano, podendo pesar 8kg e atingir 2 metros de comprimento. Os padrões presentes na sua pele garantem uma uma camuflagem quase perfeita no meio das folhas caídas da floresta. Leia também: Os 10 países com maior área de floresta

Víbora do Gabão. Fotografado por TimVickers

Víbora do Gabão. Fotografado por andytang20
6 – Borboleta Folha
Este tipo de borboletas, apresenta uma camuflagem bastante peculiar, pois tem a aparência de uma folha seca, sendo por isso uma excelente forma de protecção contra predadores.

Borboleta Folha. Fotografado por Alias 0591

Borboleta Folha. Fotografado por goldentakin
7 – Linguado
Este peixe tem a capacidade de se camuflar no fundo do oceano, tornando difícil que este seja encontrado entre a areia e ao mesmo tempo permite surpreender as suas presas.

Linguado. Fotografado por Moondigger

Linguado. Fotografado por Elias Levy
8 – Choco
Acredita-se que o choco é um dos moluscos mais inteligentes porque tem um cérebro desproporcionalmente grande para o seu corpo. Para além disso, possuiu uma extraordinária capacidade de alterar a sua cor para se esconder dos seu principais predadores, como por exemplo, os golfinhos.

Choco. Fotografado por Lakshmi Sawitri

Choco. Fotografado por Jayvee Fernandez
9 – Podargus strigoides
Este pássaro que é comummente confundido com uma coruja, devido ao seu tamanho e cor, habita na Austrália. A sua plumagem cinzenta, com tons de castanho, preto e branco, permite que se tornem praticamente imperceptíveis durante o dia. Geralmente posicionam-se nos ramos das árvores e mantém-se imóveis durante o dia para não atrair predadores.

Podargus strigoides. Fotografado por butupa

Podargus strigoides. Fotografado por Irc110
10 – Peixe-Pedra (Synanceia verrucosa)
Este peixe não é apenas perito em esconder a sua presença, é também um dos peixes mais venenoso do mundo. A sua picada pode provocar dores tão insuportáveis que nem a morfina consegue aliviar a dor, sendo a pessoa forçada a aguentar a dor durante várias horas. A sua semelhança a uma pedra faz com que as pessoas o pisem acidentalmente.

Peixe-Pedra. Fotografado por Serguei S. Dukachev

Peixe-Pedra. Fonte: Pixabay
Gostou deste artigo? Partilhe com os seus amigos!