Porque é que os nomes “Ambulância” e “Bombeiros” são escritos ao contrário nos veículos de emergência?

INEM ambulancia

Ambulância do INEM. Fotografado por Madrid Emergency Vehicles

Certamente já fizeram a pergunta: “Porque é que as palavras “Ambulância” e “Bombeiros” são escritos ao contrário na frente dos veículos de emergência médica?” e a resposta é simples. O principal objectivo é facilitar a leitura através do espelho retrovisor, tornando assim mais fácil a sua identificação. Em situações de emergência todos os segundos contam e por isso é importante que os condutores consigam identificar as ambulâncias e bombeiros o mais rapidamente possível.

Para ser legível através do espelho retrovisor, as palavras AMBULÂNCIA e BOMBEIROS precisam ser invertidas sobre o seu eixo vertical. Dando origem às seguintes palavras:

ambulância e bombeiros

São estas as palavras que estão presentes na parte frontal dos veículos de emergência médica. Se estiver a ler este artigo num smartphone, vire o ecrã para um espelho e pode verificar que consegue ler as duas palavras anteriores sem qualquer dificuldade.

São muitos os países que adoptaram esta forma de sinalização dos seus veículos. Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido e França são alguns exemplos.

A questão que surge é: “Será isto realmente essencial para identificar os veículos de emergência mais rapidamente?” Provavelmente não, tendo em conta que hoje em dia estes veículos destacam-se dos restantes devido à sua cor, aspecto característico, luzes intermitentes, sinais de luzes e sonoros, uso de material reflector, entre outros. Todas estas características tornam o texto invertido numa forma de identificação de pouca relevância. No entanto não deixa de ser uma curiosidade interessante.

ambulancia espelho

Ambulância vista no espelho retrovisor.