A Calçada dos Gigantes – Giant’s Causeway

O Que é a Calçada dos Gigantes?

A Calçada dos Gigantes (Giant’s Causeway em inglês) é uma área constituída por cerca de 40 mil colunas de basalto, encaixadas umas nas outras como se formassem uma enorme calçada. É resultado da forte actividade vulcânica que existia nesta região à cerca de 60 milhões de anos. Estas formações rochosas formaram-se devido ao fluxo de lava que avançava em direcção à costa e arrefecia quando em contacto com o mar. As camadas de basalto foram formando colunas e a pressão entre as mesmas esculpiu-as em forma poligonal (maioritariamente hexágonos) com diâmetros compreendidos entre os 38 e 51 centímetros.

Descoberta em 1693, a Calçada do Gigante foi estudada extensivamente por geólogos devido às suas formações rochosas peculiares. Em 1986 foi considerada património da humanidade pela UNESCO e um ano mais tarde considerada reserva natural. É protegida não só pela sua beleza, mas também devido às suas falésias, pântanos e pastagens, que são lar para cerca de 50 espécies de aves e mais de 200 espécies de plantas. Este é actualmente um dos destinos mais visitados na Irlanda do Norte, atraindo cerca de 300 000 visitas anualmente.

calçada dos gigantes Irlanda calçada do gigante

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fotografado por Giuseppe Milo

Localização:

A Calçada dos Gigantes localiza-se no condado de Antrim, na Irlanda do Norte, a cerca de 4.8 Km da vila Bushmills.

Lendas e Mitos:

Segundo a lenda, a Calçada dos Gigantes foi construída pelo gigante irlandês Finn MacCool, que arrastou as colunas uma a uma até ao mar para combater o seu rival escocês Benandonner. Após terminar a sua obra, Finn MacCool decidiu descansar. Entretanto Benandonner aproveitou a calçada para chegar à Irlanda e avaliar o seu oponente, ficando aterrorizado com o tamanho do gigante adormecido, especialmente após a esposa de Finn MacCool ter dito que aquele era apenas o filho bebé do gigante. Aterrorizado, ao pensar no tamanho que o pai do bebé teria, Benandonner fugiu rapidamente, destruindo a calçada atrás de si. Grande parte do que restou da calçada do gigante encontra-se actualmente na costa de Antrim na Irlanda do Norte. Do outro lado do mar, na ilha escocesa de Staffa, podem ser encontradas algumas colunas de basalto o que terá influenciado a origem desta lenda.

Fotografias:

Calçada dos Gigantes, Irlanda. Calçada do Gigante, Irlanda.

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fotografado por: Bona Lumo.

Calçada do Gigante, Irlanda. Calçada dos gigantes

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fotografado por Andrew McMillan

Calçada do Gigante, Irlanda. Fonte:

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fonte: Pxhere

Calçada do Gigante

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fonte: Pixabay

Calçada do Gigante, Irlanda. Fonte:

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fonte: Pxhere

Calçada dos Gigantes, Irlanda. Fonte: Unsplash

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fonte: Unsplash

Calçada dos Gigantes, Irlanda. Fonte: Unsplash

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte. Fonte: Unsplash

Artigos Recomendados