15 alimentos que cães e gatos não devem ingerir

Será que os nossos fiéis amigos podem comer qualquer tipo de alimentos?

cão e gato alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Fofinhos, amorosos, companheiros e fiéis amigos, cães e gatos são aqueles com quem muitos de nós partilhamos parte da nossa vida.

Apesar de gostarmos de partilhar tudo com eles, temos de ter muito cuidado com os alimentos que lhes damos, até porque eles não sabem distinguir o que é mau e o que é benéfico si mesmos.

O organismo e o processo de digestão destes animais são muito diferentes do nosso, o que para nós pode até ser inofensivo para estes animais pode ser nocivo ou até mesmo fatal.

Se leu o nosso artigo sobre os alimentos mais consumidos do mundo pode verificar que muitos dos alimentos mais consumidos por nós humanos são prejudiciais à saúde dos cães e gatos.

Os alimentos perigosos para os cães e gatos são:

Café

café alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Especialmente em animais hipertensos, pode provocar taquicardia e até mesmo paragens cardíacas e convulsões. Assim como bebidas que contenham cafeína, nomeadamente chás e refrigerantes.

 

Chocolate

Chocolate alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

O chocolate possui uma substância chamada teobromina( alcalóide da família das metilxantinas), que mesmo em pequenas quantidades, pode provocar nervosismo, excitação, diarreia, vómitos, paragens cardíacas e convulsões, que podem levar à morte destes animais.

 

Uvas frescas e desidratadas

uvas alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

As uvas são um alimento muito perigoso para os animais, principalmente para os gatos. Quer seja fresca ou desidratadas, esta fruta pode provocar insuficiência renal aguda e hepática, vómitos, diarreia e em alguns casos até mesmo a morte destes animais, embora ainda não se saiba ao certo qual o componente das uvas que provoca estes problemas nos animais.

 

Pão

Pão alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Sendo o pão um alimento rico em hidratos de carbono, é prejudicial essencialmente para os gatos, uma vez que o consumo excessivo de hidratos de carbono pode estes animais pode provocar obesidade.

 

Leite e seus derivados

Leite queijo iogurtes alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Os cães e os gatos  só devem ingerir leite quando são pequeninos. Quando adultos, a ingestão deste alimento pode provocar-lhes diarreia, problemas digestivos, assim como pedra nos rins.

O leite e o queijo fresco são alimentos que podem ser ingeridos por estes animais, embora em pequenas quantidades e pontualmente.

 

Sal

Sal alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

O sal pode provocar vómitos, diarreia, depressão, tremores, febre, convulsões e até mesmo a morte nestes animais. Por isso mesmo quando se cozinha para os animais, não se deve temperar com este condimento.

 

Cogumelos

Cogumelos alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Este alimento é tóxico para cães e gatos, podendo provocar problemas gástricos, cardíacos, hepáticos e renais, podendo mesmo ser fatal em casos mais graves.

 

Ovos

Ovos alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

A ingestão deste alimento cru, pode provocar problemas de pele e de pêlo nos cães e nos gatos. para além disso os ovos crus podem conter bactérias perigosas para a saúde destes animais.

 

Carne crua

Carne crua alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

A carne  crua é um dos alimentos prejudiciais a cães e gatos quando ingerida crua, uma vez que tal como os ovos pode conter bactérias prejudiciais à sua saúde.

 

Ossos

Ossos alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Apesar de essencialmente os cães gostarem muito de roer ossos, estes podem fazer com que se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno.

 

Gorduras ou alimentos gordos

alimentos gordos alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Os alimentos gordos ou gorduras podem ser muitos perigosos devido ao seu elevado valor calórico.

Para além de poderem  provocar obesidade, a gordura em excesso pode provocar também vómitos, diarreia , assim como problemas no pâncreas destes animais.

 

Alho e cebola

Alho e cebola alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Tanto o alho como a cebola  contêm uma substância que provoca a destruição dos glóbulos vermelhos destes animais, podendo provocar anemia, assim como aparecimento de sangue na urina caso os animais consumam alimentos confeccionados com estes ingredientes.

 

Abacate

Abacate alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

Nestes animais, a ingestão do abacate pode provocar vómitos, diarreia, dificuldade respiratória, indigestão, acumulação de fluidos no abdómen, coração e peito.

 

Nozes de macadamia

Nozes de macadamia alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

A noz de macadamia pode ser fatal principalmente para os cães, mesmo sendo ingerida em pequenas quantidades, uma vez que lhes pode causar vómitos, fraqueza, depressão, tremores, dores abdominais, problemas musculares, digestivos e respiratórios, assim como hipertermia.

 

Álcool

Álcool alimentos tóxicos para cães e gatos

Fonte: Pixabay

A ingestão de álcool, ou mesmo de alimentos com álcool na sua composição, por cães ou gatos pode provocar vómitos e diarreia, diminuição da coordenação motora, dificuldade respiratória, tremores e mesmo a morte.

 

Curiosidade:

taça cereais gato

Fonte: Pixabay

 

Sabias que os gatos não podem comer ração de cão? Pois é, para além da ração dos cães não ter os nutrientes que são essenciais para os gatos, a ingestão deste tipo de ração pelos gatos pode provocar cegueira, problemas no sistema reprodutor, podendo mesmo ser fatal e provocar um ataque cardíaco.

A ingestão da ração dos gatos pelos cães não é tão grave, mas também lhes pode provocar problemas renais.

Cão e gato.

Fonte: Pixabay

 

 

Artigos Recomendados