Quais são os 10 metais mais valiosos?

Existem boas razões para sermos cuidadosos quando possuímos peças de prata e ouro, pois estes são materiais bastante valiosos. Para além disso, este tipo de materiais geralmente representa um bom investimento, porque têm tendência a valorizar. No entanto, ouro e prata não são ou únicos metais valiosos, apesar de serem os mais conhecidos.

Esta é a lista dos 10 metais mais valiosos começando pelos menos valiosos da lista.

10 – Índio

Metais mais valiosos do mundo indio

Índio. Fotografado por Hi-Res Images of Chemical Elements

Índio é um metal raro, obtido a partir do processamento do minério de zinco, chumbo, ferro e cobre. Na sua forma pura, é um metal extremamente brilhante e maleável. Foi largamente utilizado durante a segunda guerra mundial no revestimento de rolamentos em motores de aeronaves. Pode também ser utilizado para criar espelhos resistentes à corrosão e ligas metálicas. Os maiores produtores deste metal são a Coreia do Sul, Japão e China.

9 – Prata

metais mais valiosos prata

Prata. Fotografado por Sprott Money

A prata na sua forma pura é o melhor condutor elétrico e térmico. A única razão para se utilizar o cobre como condutor em cabos elétricos é obviamente devido ao seu preço reduzido comparativamente com a prata. A prata é comummente utilizada na produção de jóias, moedas, circuitos, baterias e em odontologia. Os seus maiores produtores são o México, Peru, China e Chile.

8 – Rénio

Renio metais mais valiosos do mundo

Rénio. Fotografado por Hi-Res Images of Chemical Elements

Este metal foi descoberto em 1925, é um dos metais mais densos e tem o terceiro ponto de fusão mais alto. É primariamente obtido a partir do molibdénio, que é um produto secundário do minério do cobre. Este metal é utilizado em turbinas e produção de superligas, sendo que os principais produtores são o Chile, Cazaquistão e Estados Unidos da América.

7 – Paládio

metais mais valiosos do mundo paladio

Paládio. Fotografado por Hi-Res Images of Chemical Elements

Este metal, descoberto em 1803, é valioso devido à sua raridade, maleabilidade, estabilidade (quando exposto a altas temperaturas) e capacidade de absorver uma quantidade considerável de hidrogénio à temperatura ambiente. É utilizado na industria automóvel, na produção de conversores catalíticos para redução de emissões e é também utilizado como um dos constituintes da liga conhecida por “ouro branco” . Os maiores produtores são os Estados Unidos da América, Rússia, Canadá e África do Sul.

6 – Ósmio

metais mais valiosos osmio

Ósmio. Fotografado por Periodictableru

Este é um dos elementos mais densos à face da terra e foi descoberto em 1803. O seu ponto de fusão extremamente alto faz com que seja difícil de manipular. Na maioria das vezes, este metal é utilizado para endurecer ligas de platina. Existem ainda riscos associados ao manuseamento deste metal pois o tetróxido de ósmio pode ser altamente tóxico quando em contacto com a pele e olhos, podendo também provocar problemas pulmonares. É maioritariamente produzido na Rússia e um pouco por todo o continente americano.

5 – Irídio

metais mais valiosos iridio

Irídio. Fotografado por Hi-Res Images of Chemical Elements

Este metal possui um incrível ponto de fusão, é um dos metais mais densos e um dos mais resistentes à corrosão, sendo que água, ar e até mesmo ácido não provocam nenhum efeito neste metal. Pode ser obtido através do processamento da platina e como produto secundário do minério de níquel. No entanto, as suas propriedades extremas tornam este metal difícil de obter e manipular. O principal produtor é a África do Sul. Nos últimos anos este metal contribuiu para avanços na medicina, electrónica e industria automóvel.

4 – Ruténio

metais mais valiosos rutenio

Ruténio. Fotografado por Hi-Res Images of Chemical Elements

Descoberto em 1844, este metal duro e frágil apresenta quatro formas cristalinas diferente, não é afectado por ácidos à temperatura ambiente. Pode ser utilizado no endurecimento de ligas de paládio e platina e aumentar a resistência à corrosão de ligas de titânio. Este metal é produzido na Rússia, Canadá e Norte/Sul do continente americano.

3 – Ouro

metais mais valiosos ouro

Ouro. Fotografado por Szaaman

Devido à sua beleza, durabilidade e maleabilidade, o ouro mantém-se como um dos metais mais populares. Por ser um metal relativamente inerte, este pode ser encontrado como metal e por vezes como pepitas grandes, mas é maioritariamente encontrado em pequenas inclusões em alguns minerais, como quartzo e rochas metamórficas. Para além da sua óbvia utilização em joalharia, o ouro exerce ainda funções importantes na área da computação, comunicações, entre outras áreas. Este metal é produzido maioritariamente na África do Sul que extrai cerca de dois terços de toda a procura mundial deste metal.

2 – Platina

metais mais valiosos platina

Platina. Fotografado por  Hi-Res Images of Chemical Elements

Este metal tornou-se bastante popular pela sua boa maleabilidade, densidade e resistência à corrosão. É comummente utilizado em joalharia (devido ao seu aspecto lustroso e incrível resistência), odontologia e aeronáutica. Os maiores produtores deste metal são a África do Sul, Rússia e Canadá.

1 – Ródio

metais mais valiosos rodio

Ródio. Fotografado por Hi-Res Images of Chemical Elements

Este metal prateado descoberto em 1903 é extremamente raro, valioso e é geralmente utilizado pelas sua propriedades reflectoras em holofotes, espelhos e acabamento de jóias. Este metal pode ser encontrado em apenas alguns locais do mundo, sendo que a África do Sul é responsável pela exploração de 60% deste metal.

Artigos Recomendados