10 dos mais belos castelos do mundo

Existem inúmeros castelos em todo mundo, todos eles tem a sua beleza e individualidade. A sua arquitetura varia de acordo com a região e localização, o que torna estes monumentos únicos. Perante tanta variedade, é difícil criar uma lista com os 10 mais belos, no entanto estes são os nossos favoritos.

Monte Saint-Michel (França)

10 dos mais belos castelos do mundo Monte Saint-Michel (França)
Monte Saint-Michel, França. Imagem: Pixabay

O Monte Saint-Michel é uma ilha localizada na região da Normandia (França), a aproximadamente 1km da costa. Esta abadia foi fortificada durante o século XIII e o seu nome surgiu em homenagem ao arcanjo São Miguel, cuja a estátua pode ser vista no topo da abadia, a cerca de 170 metros de altura. Aqui habitam apenas cerca de 50 pessoas, contudo é visitada por mais de 3 milhões de pessoas todos os anos. É um dos monumentos franceses mais icónicos e é considerado património mundial.

Castelo de Chambord (França)

10 dos mais belos castelos do mundo Castelo de Chambord
Castelo de Chambord, França. Imagem: Pixabay

É um dos mais conhecidos castelos do mundo devido à sua distinta arquitectura em estilo renascentista. Este imponente castelo demorou 28 anos a ser construído (1519–1547) e era utilizado apenas como castelo de caça do Rei Francisco I. Estima-se que Francisco I tenha habitado o castelo durante apenas 7 semanas. Após a sua morte (1547), o castelo ficou ao abandono, acabando por ser recuperado por Luís XIII em 1639. Actualmente recebe cerca de 700 000 mil visitas anuais.

Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)

10 dos mais belos castelos do mundo Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)
Castelo de Neuschwanstein, Alemanha. Imagem: Pixabay

O castelo de Neuschwanstein foi construído por Luís II da Baviera, na Alemanha, durante o século XIX, a poucos quilómetros da fronteira com a Áustria. Este castelo serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela no filme de animação da Disney. Todos os anos este magnifico monumento recebe cerca de 1.3 milhões de visitantes.

Alcácer de Segóvia (Espanha)

10 dos mais belos castelos do mundo Alcácer de Segóvia
Alcácer de Segóvia, Espanha. Fotografado por Jaime González

Alcácer de Segóvia é um palácio fortificado em pedra, construído durante o século XII, na cidade de Segóvia. Foi originalmente construído como uma fortaleza, sendo posteriormente utilizado como palácio real, prisão de estado, colégio real de artilharia e academia militar. Em 1931 foi declarado monumento histórico e é actualmente um dos mais visitados palácios em Espanha.

Castelo de Hohenzollern (Alemanha)

10 dos mais belos castelos do mundo Castelo de Hohenzollern
Castelo de Hohenzollern, Alemanha. Imagem: Pixabay

O Castelo de Hohenzollern é na realidade um palácio fortificado localizado no topo de uma montanha, a 50 km de Estugarda. A visita a este castelo permite contemplar uma vista magnífica sobre a área circundante, uma vez que o castelo se encontra a uma altitude de 855 metros. Esta edificação foi construída durante o século XI e recebe mais de 300 000 visitantes anuais.

Castelo de Hunedoara (Roménia)

10 dos mais belos castelos do mundo Castelo de Hunedoara (Roménia) Corvin Castle
Castelo de Hunedoara (Roménia). Fotografado por Giuseppe Milo

Também conhecido como Castelo de Corvin, é uma das maiores construções medievais da Roménia e considerado uma das sete maravilhas desse mesmo país. Foi construído durante o século XIV e reconstruido em meados do século XV. Este castelo possui uma extensa ponte levadiça que permite a travessia sobre um enorme fosso e dá acesso ao edifício.

Castelo de Lichtenstein (Alemanha)

10 dos mais belos castelos do mundo Castelo de Lichtenstein
Castelo de Lichtenstein, Lichtenstein. Fonte: Pxhere

Castelo de Lichtenstein, também conhecido como o “castelo do conto de fadas”,  localiza-se próximo do estado de Baden-Württemberg na Alemanha. O castelo foi construído em 1200 e destruído em duas ocasiões (1311 e 1381), acabando por ser abandonado. Em 1802, o Rei Frederico I construiu lá um pavilhão de caça e posteriormente o seu sobrinho, em 1840, construiu o castelo que conhecemos actualmente.

Castelo de Schwerin (Alemanha)

10 dos mais belos castelos do mundo Castelo de Schwerin
Castelo de Schwerin, Alemanha. Imagem: Pixabay

Este impetuoso castelo está situado na cidade de Schwerin na Alemanha, mais precisamente numa ilha no meio do lago Schwerin. A região é rodeada por um total de 7 lagos. Este castelo que outrora foi casa para os Duques de Mecklenburg, serviu também de maternidade durante a segunda guerra mundial e atualmente é a sede do Parlamento de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Castelo de Cochem (Alemanha)

10 dos mais belos castelos do mundo Cochem Imperial Castle
Castelo de Cochem, Alemanha. Fotografado por: Polybert49

O Castelo de Cochem foi construído em meados do ano 1000 e destruído vários séculos mais tarde pelas tropas francesas (1689). Esta edificação ficou em ruínas durante quase dois séculos, tendo sido posteriormente recuperado por um investidor particular. Apenas em 1978 a cidade de Cochem decidiu comprar o castelo e torna-lo na sua principal atracão turística. Esta imponente estrutura pode ser vista no topo de um monte a 100 metros de altura e presenteia os turistas com uma bela vista sobre a cidade.

Palácio da Pena (Portugal)

10 dos mais belos castelos do mundo Palacio da pena pena palace
Palácio da Pena, Portugal. Fotografado por Curtis Simmons

O Palácio da Pena, localizado no ponto mais alto da serra de Sintra, permite desfrutar da incrível paisagem da serra e o oceano Atlântico. Durante o século XIX foi a residência privada do rei D. Fernando II que adquiriu, remodelou e expandiu a capela de Nossa Senhora da Pena. O Palácio da pena recebe anualmente mais de meio milhão de visitantes e em 2007 foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal.

Recomendado para si...