10 dos animais com menor esperança média de vida

Vários factores como metabolismo, abundância de predadores naturais entre muitos outros, determinam a esperança média de vida dos animais. Dependendo desses factores, alguns animais são biologicamente imortais enquanto outros vivem apenas algumas horas. Leia também: 10 dos animais com maior esperança média de vida.

Estes são os animais que vivem menos tempo:

Efemerópteros – 24 Horas

Efemeróptero, Fonte: Pixabay

Os Efemerópteros também designados efémeros são o grupo de animais com a menor esperança média de vida, apenas 24 horas. O próprio nome deriva do termo efémero, que significa: breve, temporário, transitório. O grupo dos Efemerópteros possui cerca de 3000 espécies diferentes. Na realidade, estes animais podem chegar a viver várias semanas como ninfas, no entanto quando atingem a fase adulta vivem apenas algumas horas. Como adultos, estes tem um único propósito que é a reprodução e assegurar a continuidade, a próxima geração.

Gastrotricha – 3 Dias

Gastrotricha

Gastrotricha, Fotografado por Marin Faunistik

Estes microorganismos aquáticos tem uma esperança de vida de apenas 3 dias e passam grande parte do seu tempo a flutuar na água à procura de um organismo marinho onde se acoplar e reproduzir. O filo gastrotricha tem apenas 3 milímetros de comprimento e um corpo translúcido. Para além disso estes organismos são hermafroditas, tendo a capacidade de produzir tanto os gâmetas masculinos como os femininos.

Formigas (Machos) – 3 Semanas

Formiga

Formiga. Fotografado por Bentleypkt

Apesar de algumas espécies de formigas conseguirem viver até 3 anos, esta longevidade só se aplica às formigas operárias e rainhas. Por outro, lado os machos tem apenas uma esperança de vida de 3 semanas. A única função dos machos nas colónias de formigas é a reprodução, sendo que a construção, recolha de alimento e protecção da colónia fica a cargo das formigas operárias. Pouco tempo após o acasalamento os machos acabam por morrer.

Moscas – 4 Semanas

Mosca

Mosca. Fonte: Pixabay

As moscas são um dos animais mais abundantes, podendo ser encontradas por todo o mundo. No entanto, são também dos animais com menor esperança de vida, apenas 4 semanas. Apesar da sua curta vida, estes animais conseguem pôr mais de 1000 ovos, contribuindo para a proliferação da espécie. As moscas que vivem dentro de casa geralmente tem uma vida mais longa devido à facilidade de acesso a alimentos.

Libélulas – 4 Meses

Libeula

Libéula. Fonte: Pixabay

As libélulas, também conhecidas por libelinhas, tira-olhos e lavadeiras, podem viver em média até aos 4 meses. No entanto, muitas vezes não chegam a essa idade uma vez que estão sujeitos a predadores como por exemplo, as aranhas, sapos, pássaros e lagartos. Para além disso, não sobrevivem em condições climatéricas desfavoráveis. Actualmente existem cerca de 5000 espécies diferentes em todo o mundo.

Ratos – 1 Ano

rato

Rato. Fonte Pexels

Os ratos são também dos animais com uma esperança de vida mais curta, podendo viver cerca de um ano. No entanto, devido à abundância de predadores como por exemplo aves de médio porte, gatos e répteis estes animais geralmente não chegam a essa idade. Por outro lado, a grande capacidade de reprodução dos ratos permite que estes assegurem a sobrevivência da espécie. Com apenas 50 dias de idade os ratos já se encontram em idade fértil.

Camaleão – 1 Ano

Camaleao

Camaleao. Fonte: Pixabay

Estes especialistas em camuflagem geralmente habitam em regiões com climas tropicais e podem viver em média 1 ano. Algo muito peculiar nesta espécie é o facto de no momento dos ovos eclodirem, os adultos que depositaram os ovos já não se encontrarem vivos. A sua capacidade de mudar de cor e adaptar ao ambiente circundante, aumenta a sua probabilidade de sobrevivência, no entanto continuam a ser dos animais com uma das menores esperanças de vida.

Peixe-mosquito (Gambusia affinis) – 2 Anos

Peixe-mosquito (Gambusia affinis)

Peixe-mosquito (Gambusia affinis). Fonte: Pixabay

Este peixe nativo dos Estados Unidos pode viver em água doce ou salgada, no entanto conseguem viver mais tempo em água doce. Por outro lado, quando vivem em água salgada têm a vantagem estar sujeitos a uma menor quantidade de predadores naturais, aumentando assim a probabilidade de sobrevivência. Este peixe pode viver cerca de 2 anos, sendo que as fêmeas tem maior esperança de vida do que os machos.

Porquinho da Índia – 4 Anos

Porquinho da Índia

Porquinho da Índia. Fonte: Pixabay

Estes pequenos animais nativos da África do Sul são um dos mais populares animais de estimação em todo o mundo, infelizmente a sua esperança de vida não vai muito além dos 4 anos. Ao contrário daquilo que o nome indica, estes roedores não são nativos da Índia nem tem nenhum parentesco com porcos. O porquinho da Índia é um animal que requer uma enorme atenção, uma vez que é bastante susceptível a várias doenças e requer ainda hábitos alimentares e cuidados médicos regulares.

Coelhos Doméstico – 8 a 10 Anos

Coelho

Coelho. Fonte: Pixabay

Os coelhos são pequenos mamíferos que vivem em média entre 8 a 10 anos. No seu habitat natural, os predadores como cobras, répteis, aves e animais carnívoros contribuem para a sua baixa esperança de vida. Por outro lado, quando domesticados as principais causas de morte são doenças e alimentação pouco adequada.

 

Artigos Recomendados