10 dos animais com maior esperança média de vida

No seu habitat natural, os animais raramente morrem de velhice uma vez que estão sujeitos a vários factores como destruição do habitat, doenças, predadores ou até mesmo falta de alimento. No entanto, em condições ideais alguns animais conseguem viver mais anos que os seres humanos. A pessoa mais velha do mundo viveu até aos 122 anos (Jeanne Calment nasceu em 1875 e faleceu em 1997).

Nesta lista estão enumerados 10 dos animais com maior esperança média de vida, tendo em consideração o animal (do qual existe registo) que viveu mais anos em cada uma das respectivas espécies.

 

Alforreca (Turritopsis nutricula) – Biologicamente imortal

Alforreca (Turritopsis nutricula) 10 dos animais com maior esperança média de vida

Alforreca (Turritopsis nutricula). Fotografado por Takashi Murai

Também conhecido como água-viva ou medusa, este animal é considerado biologicamente imortal, o que significa que se o seu organismo começar a deteriorar com a idade, este é capaz de se regenerar. Apesar disto, as alforrecas não vivem para sempre, pois tal como os outros animais estão mercê dos seus predadores. As alforrecas podem ser encontradas em várias partes do mundo mas são mais predominantes próximo das zonas costeiras.

Arctica Islandica – 507 Anos

Arctica Islandica

Arctica Islandica. Fonte: Wikimedia

Este molusco comestível pode viver em média até aos 410 anos. Existe no entanto um caso confirmado de um molusco desta espécie que viveu até aos 507 anos. Esse molusco apelidado “Ming” foi capturado na costa da Islândia e viveu entre 1499 e 2006. Desconhece-se quantos mais anos poderia ter vivido se não fosse capturado. Possivelmente existem outros espécimenes mais velhos algures no oceano.

Tubarão da Groenlândia – 400 Anos

Tubarão da Groenlândia 10 dos animais com maior esperança média de vida

Tubarão da Groenlândia. Fonte: Wikimedia

O Tubarão da Gronelândia, pode ser encontrado a norte do Oceano Atlântico e atinge em média os 200 anos de idade. No entanto, já foi encontrado um espécimen com 400 anos. A sua grande longevidade, deve-se ao facto de envelhecer muito lentamente. Cresce cerca de 1 centímetro por ano e atinge a maturidade aos 100 anos de idade. Este é por isso o vertebrado com maior esperança media de vida.

Carpa (Koi) – 226 Anos

Carpa (Koi). 10 dos animais com maior esperança média de vida

Carpa (Koi). Fonte: Pexels

Koi são carpas ornamentais coloridas, derivadas da carpa comum. Geralmente podem ser vistas em cativeiro como animais decorativos em pequenos lagos. A sua esperança media de vida é de 25-30 anos no entanto existem registos de alguns destes peixes terem vivido mais de 200 anos. A carpa mais conhecida é “Hanako” que morreu em 1977, com 226 anos.

Baleia da Gronelândia – 200 Anos

Baleia da Gronelândia 10 dos animais com maior esperança média de vida

Baleia da Gronelândia. Fotografado por Bering Land Bridge National Preserve

Originalmente os cientistas acreditavam que este mamífero teria longevidade muito inferior a 200 anos. No entanto, em 2007, através da análise da carcaça de uma baleia encontrada na costa do Alaska, encontraram arpões espetados no seu corpo,  que teriam sido produzidos em 1890. Determinaram assim que a baleia teria entre 115 e 130 anos. Posteriormente descobriram outra baleia com cerca de 200 anos.

Tartaruga das Galápagos – 170 Anos

Tartaruga das Galápagos 10 dos animais com maior esperança média de vida

Tartaruga das Galápagos. Fonte: Wikimedia

A Tartaruga das Galápagos é a maior espécie de tartarugas em todo o mundo, podendo pesar até 417 kg e viver mais de 100 anos. Existem registos de uma destas tartarugas ter vivido até aos 170 anos. O seu rápido metabolismo e a capacidade de absorver grandes volumes de água permite que esta espécie consiga sobreviver cerca de um ano sem comer nem beber.

 

Tuatara – 111 Anos

Tuatara 10 dos animais com maior esperança média de vida

Tuatara. Fotografado por Sid Mosdell

Este réptil endémico da Nova Zelândia provavelmente tem um dos ritmos de crescimento mais lentos de todos os repteis, crescendo em tamanho até aos 35 anos. Apesar da esperança média de vida ser cerca de 60 anos, eles podem viver mais de 100 anos.  “Henry” é o espécimen  mais velho, com 111 anos. Alguns especialistas defendem que estes animais podem ultrapassar os 200 anos.

 

Enguia – 106 Anos

10 dos animais com maior esperança média de vida

Enguia. Fonte: Wikimedia

Em média as enguias vivem até próximo dos 60 anos, no entanto existem registos de um espécimen ter chegado aos 155 anos. Essa enguia viveu num poço entre 1859 e 2014.

Arara – 90 Anos

Arara 10 dos animais com maior esperança média de vida

Arara. Fonte: Pixabay

As araras podem viver até aos 80 anos, enquanto a sua idade fértil é entre os 30 e 35 anos. Infelizmente estes animais encontram-se em risco devido à degradação do seu habitat e à grande procura destes animais como animais de estimação. “Poncho”, com 90 anos é a arara mais velha conhecida até ao momento.

Leia também:

Elefante Asiático – 86 Anos

Elefante Asiático 10 dos animais com maior esperança média de vida

Elefante Asiático. Fonte: Pixabay

O elefante asiático está registado como uma espécie ameaçada desde 1986, devido à destruição do seu habitat e caçadores. Esta espécie vivem em média até aos 60 no seu habitat natural e até aos 80 em cativeiro. O elefante “Lin Wang” viveu até aos 86 anos no Zoo de Taipei em Taiwan.

 

 

Artigos Recomendados