10 das pontes mais famosas do mundo

Ao longo dos anos o Homem tem vindo a utilizar os avanços da engenharia para fazer a ligação entre populações, através da construção de pontes. Algumas dessas pontes destacam-se das restantes pela suas características peculiares, design ou simplesmente pela sua beleza. Assim, algumas dessas pontes tornam-se numa imagem de marca de algumas cidades e atraem milhares de visitas todos os anos. Estas são algumas das mais belas e famosas pontes do mundo:

Leia também:As 10 pontes mais altas do mundo

 

Golden Gate Bridge, São Francisco, Estados Unidos da América

golden gate sao francisco

Golden Gate, São Francisco. Fonte: Pixabay

Golden gate sao francisco

Golden Gate, São Francisco. Fonte: Pixabay

A Golden Gate Bridge foi inaugurada em São Francisco, no estado da Califórnia, em Maio de 1937 após 7 anos de construção. Esta ponte com mais de 80 anos é possivelmente a principal atracção turística da cidade e uma das pontes mais reconhecíveis em todo o mundo. A sua coloração vermelha-alaranjada foi escolhida para ser mais facilmente avistada em dias de nevoeiro (que é bastante predominante naquela região). Desde a sua construção até 1964 foi considerada a mais longa ponte suspensa do mundo, com 1280 metros de comprimento.

Tower Bridge, Londres, Inglaterra

Tower Bridge, Londres

Tower Bridge, Londres. Fonte: Pixabay

Tower Bridge, Londres.

Tower Bridge, Londres. Fonte: Pixabay

A Ponte da Torre de Londres (Tower Bridge) é uma combinação de ponte suspensa e basculante, permitindo a passagem de embarcações através do tabuleiro central. Construída em 1894 e com mais de um século de existência é uma das principais atracções da capital do Reino Unido. Localiza-se na proximidade da Torre de Londres a partir da qual obteve o seu nome.

Brooklyn Bridge, Nova Iorque, Estados Unidos da América

Brooklyn Bridge, Nova Iorque.

Brooklyn Bridge, Nova Iorque. Fotografado por Lukas Schlagenhauf

Brooklyn Bridge, Nova Iorque.

Brooklyn Bridge, Nova Iorque. Fotografado por Andrew Mace

Com mais de 134 anos, a Ponte de Brooklyn é uma das mais antigas pontes suspensas nos Estados Unidos da América. Desde a sua construção em 1883, tornou-se numa das principais atracções turísticas de Nova Iorque. A ponte possui um amplo percurso pedonal, que permite a travessia de pessoas a pé e de bicicleta. Pelo menos 27 pessoas morreram durante a sua construção.

Ponte Vecchio, Florença, Itália

Ponte Vecchio, Florença.

Ponte Vecchio, Florença. Fonte: Pixabay

Ponte Vecchio, Florença.

Ponte Vecchio, Florença. Fonte: Pixabay

A Ponte Vecchio, com a tradução literal “Ponte Velha” é uma ponte em arco, medieval que atravessa o rio Arno. Esta foi a única ponte em Florença que conseguiu resistir à Segunda Guerra Mundial. A principal característica desta ponte são as várias lojas que se encontram distribuídas ao longo do seu tabuleiro.

Rialto Bridge, Veneza, Italia

Rialto Bridge, Veneza

Rialto Bridge, Veneza. Fotografado por leeherrera_ca

Rialto Bridge, Veneza

Rialto Bridge, Veneza. Fotografado por McPig

Localizada na cidade conhecida pelo Grande Canal (Veneza), esta é a mais antiga das quatro pontes principais que fazem a travessia do canal. Foi construída em 1591 e tornou-se num dos maiores ícones arquitectónicos da cidade. Durante muitos anos foi a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal.

Akashi Kaikyō Bridge, Kobe, Japão

Akashi Kaikyō Bridge kobe

Akashi Kaikyō Bridge, Kobe. Fotografado por harum.koh

Akashi Kaikyō Bridge kobe

Akashi Kaikyō Bridge, Kobe. Fotografado por Xiaojun Deng

Esta é a maior ponte suspensa do mundo e tem um tabuleiro com 1991 metros de comprimento. Inaugurada em 1998, esta ponte veio fazer a ligação entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji. Anteriormente à sua construção, o transporte de passageiro era feito maioritariamente através de ferries.

Sydney Harbour Bridge, Sydney, Australia

Sydney Harbour Bridge, Sydney.

Sydney Harbour Bridge, Sydney. Fotografado por Rodney Haywood

Sydney Harbour Bridge, Sydney.

Sydney Harbour Bridge, Sydney. Fonte: Pixabay

Localizada numa das mais bonitas cidades do mundo, a Harbour Bridge liga o centro financeiro de Sydney à costa norte que é essencialmente residencial e comercial. Inaugurada em 1932, após 8 anos de construção, esta ponte permite a travessia rodoviária, ferroviária e pedonal. Com as mudanças de temperatura durante o ano, a ponte pode subir ou descer até 18 centímetros devido à expansão e contracção do aço da ponte.

Charles Bridge, Praga, República Checa

Charles Bridge, Praga.

Charles Bridge, Praga. Fonte: Pixabay

Charles Bridge, Praga.

Charles Bridge, Praga. Fonte: Pixabay

Esta famosa ponte que atravessa o rio Moldava (Vltava) começou a ser construída em 1357, no entanto apenas foi terminada no inicio do século XV. Durante muitos anos foi a mais importante forma de ligação entre a Cidade Velha e a zona circundante do castelo de Praga. Hoje em dia é uma das maiores atracções turísticas da cidade.

Si-o-se Pol, Isfahan, Irão

Si-o-se Pol, Isfahan

Si-o-se Pol, Isfahan. Fotografado por Kamyar Adl

Si-o-se Pol, Isfahan

Si-o-se Pol, Isfahan. Fotografado por Reza Haji-pour

Também conhecida como a ponte dos 33 arcos, foi construída em 1602 durante o reinado de Abbas I. A ponte tem 298 metros de comprimento, cerca de 14 metros de largura e alberga uma das mais renomeadas casas de chá da região que atrai ainda mais turistas. A beleza desta ponte é destacada durante a noite devido à iluminação.

Chapel Bridge, Lucerna, Suiça

Chapel Bridge, Lucerna

Chapel Bridge, Lucerna. Fotografado por Ikiwaner

Chapel Bridge, Lucerna

Chapel Bridge, Lucerna. Fotografado por MatthiasKabel

A Ponte da Capela é uma ponte em madeira localizada em Lucerna na Suiça. Foi construída em 1365 e resistiu até 1993, ano em que parte da ponte foi destruída por um incêndio. Após a sua reconstrução, a ponte foi reaberta ao público um ano mais tarde. É a ponte de madeira mais antiga da Europa e uma das principais atracções turísticas da Suiça.  No interior da ponte podem ser vistas pinturas do século XVII representativas da história da cidade.

 

Artigos Recomendados