10 das mais belas flores do mundo

Com variadas cores, formas e feitios as flores embelezam e dão cor aos nossos jardins, à nossa vida e são sempre um presente acertado. Neste artigo vamos abordar algumas das mais belas flores e algumas das características que as evidenciam.

Passiflora

A passiflora, flor de maracujá ou flor da paixão são maioritariamente flores trepadeiras caracterizadas pela presença de uma corola típica, formada por cinco verticilos concêntricos.

São flores grandes e vistosas, cuja cor pode variar entre branco esverdeado, vermelho, laranja e roxo, de acordo com a espécie, tendo em conta que existem cerca de 500 espécies desta flor.

Rosa

A rosa é uma das fores mais bonitas e das mais populares em todo o mundo. Existem mais de 100 espécies  e milhares de variedades. Estas flores caracterizam-se pela presença de protuberâncias superficiais semelhantes a espinhos (aculeos).

Apresentam-se em forma de arbusto ou trepadeira e as suas folhas verdes podem ser simples ou divididas em lóbulos de bordos dentados. Existem rosas de variadíssimas cores simples e combinadas.

Tulipa

As tulipas são flores que se encontram em pelo menos 100 espécies, apresentam folhas geralmente longas, ovaladas ou em forma de lança.

Existem muitas variedades de tulipas de cores simples, com combinação de cores, pontas  arredondadas e mesmo de pontas picotadas.

Podemos encontrar esta flor em variadas cores e formas.

Prótea

São flores muito bonitas e de bastante durabilidade, que podem atingir entre 12 a 30 centímetros de diâmetro.

Existem mais de 60 géneros e cerca de 1400 espécies conhecidas desta flor, assim como imensas variedades de diversas cores e feitios.

Pluméria

A pluméria é um arbusto tropical que pode atingir entre 5 a 9 metros de altura. São flores muito características pelo perfume forte que emanam, perfume este que intensifica à noite.

Existem cerca de 300 variedades desta flor, sendo a mais comum e popular a de cor branca com centro amarelo.

Helicónia

As helicónias são plantas tropicais e exóticas, exuberantes, coloridas e que apresentam variadas formas.

Podem medir entre 50 centímetros e 10 metros de altura, conforme a espécie.

Amor-Perfeito

São pequenas plantas rasteiras, que atingem entre 10 a 20 centímetros de altura, com flores de cerca de 1,5 centímetros de diâmetro.

A principal característica destas flores são as suas pétalas de cor aveludada, existindo numa grande variedade de cores, nomeadamente em tons de azul, amarelo, roxo, branco, vermelho e laranja

Estas flores têm a particularidade de as suas pétalas serem comestíveis, podendo ser usadas como por exemplo em saladas ou em sobremesas.

Estrelicia

As estrelicias são conhecidas também por aves-do-paraíso. As estrelicias são flores que podem atingir entre 1 a 2 metros de altura, têm folhas grandes, rígidas e persistentes.

Cada haste desta planta apresenta entre 5 a 8 flores formadas por grandes sépalas cor de laranja brilhante e por três pétalas de eu tons de azul metalizado.

São flores muito bonitas e de grande durabilidade.

Flor morcego negro

É uma planta tropical, com flores exóticas, que embora seja também apelidada de “orquídea morcego” (pelas suas semelhanças com algumas espécies de orquídea), não tem qualquer parentesco com elas.

Apresenta folhas elípticas, de cor verde escura e brilhante. Esta flor tem como principais características a sua cor negra e a sua semelhança com um morcego, tanto pelo formato como pela cor escura. A flor morcego possui “antenas” que podem atingir cerca de 20 centímetros, também com cor escura.

Orquidea

As orquídeas pertencem a uma grande família de plantas, subdividida em mais de 1800 géneros e cada género possui cerca de uma centena de espécies.

São conhecidas mais de 30 mil espécies desta  flor e cada uma das espécies possui um formato  e combinação de cores diferentes.

Existem orquídeas em todos os continentes, excepto na Antárctida devido ao seu clima frio, sendo estas flores mais abundantes nas regiões com clima tropical.

Artigos Recomendados