10 das mais belas cataratas do mundo

As cataratas são um dos fenómenos naturais mais imponentes, sendo capazes de nos deixar sem palavras, seja pela sua beleza, magnitude ou até pelo simples som da água. Abaixo estão as 10 cataratas que na minha opinião estão entre as mais bonitas do mundo.

Cataratas Angel – Venezuela

Angel Falls, cataratas, queda de água, cascata

Angel Falls, Venezuela. Fotografado por Jeanpaul Razzouk

As cataratas Angel localizadas no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, são as mais altas do mundo com 979 metros de altura.

Foram descobertas em 1933 pelo aviador Jimmie Angel enquanto sobrevoava a região. Em 1937 decidiu regressar e aterrar a sua pequena avioneta no topo das cataratas onde acabou por ficar imobilizada, permanecendo lá até ao ano 1970. Jimmie levou 11 dias a regressar à civilização e a sua aventura levou a que as cataratas fossem baptizadas como Angel Falls.

 

Cataratas de Yosemite – Estados Unidos da América

Yosemite Falls, cataratas, queda de água, cascata

Yosemite Falls, EUA. Fotografado por Roshan Vyas (Flickr)

As cataratas  de Yosemite são um conjunto de 3 quedas de água localizadas num dos mais belos parques naturais dos Estados Unidos da América, o Parque Nacional de Yosemite. Com uma altura de 739 metros de altura, são as mais altas do pais. É possível observar as cataratas em tempo real através das Webcams instaladas junto às mesmas.

 

Cataratas de Seljalandsfoss – Islândia

Seljalandsfoss, cataratas, queda de água, cascata

Seljalandsfoss, Islândia. Fonte: Pixabay

Apesar de terem apenas 60 metros de altura este é um dos maiores pontos de atracção turística na Islândia. O sucesso destas cascatas devem-se em parte à particularidade de permitirem que sejam tiradas fotografias a partir de uma pequena caverna localizada atrás da queda de água.

 

Cataratas de Vitória – Zâmbia e Zimbabwe

cataratas, queda de água, cascata

Victoria Falls, Zâmbia e Zimbabwe . Fotografado por DoctorJoeE

As cataratas de Vitória proporcionam uma magnífica vista sobre o rio Zambeze e ao mesmo tempo servem de divisão entre a Zâmbia e o Zimbabwe. Apesar de terem apenas 108 metros de altura, possuem uns impressionantes 1688 metros de largura, formando uma enorme cortina de água. Acreditasse que o explorador escocês David Livingstone foi o primeiro europeu a encontrar estas cataratas e que as baptizou em honra da rainha Vitória do Reino Unido.

 

Cataratas do Niágara -Estados Unidos da América e Canadá

cataratas, queda de água, cascata

Cataratas do Niágara, Nova York e Ontário .Fotografado por Artur Staszewski

São uma das cataratas mais visitadas de todo o mundo e são constituídas por 3 quedas de água. Têm uma altura máxima de 51 metros. Estas cataratas formam a fronteira entre os Estados Unidos da América e Canadá, mais concretamente entre as cidades de Nova Iorque e Ontário. As cataratas do Niágara contribuem para a economia do país, não só através do turismo mas também devido produção de energia hidráulica.

 

Cataratas Multnomah – Estados Unidos da América

cataratas, queda de água, cascata

Cataratas Multnomah, EUA. Fotografado por John Tregoning

Esta magnifica queda de água pode ser dividida em duas partes. A parte superior com 165 metros e a parte inferior com 21 metros, existindo um declive de 3 metros entre as duas. Estas cataratas têm por isso uma altura total de 189 metros. Uma pequena caminhada permite o acesso à ponte pedestre que proporciona uma vista deslumbrante.

 

Cataratas de Plitvice  – Croácia

cataratas, queda de água, cascata

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Croácia. Fonte: Pixabay

Estas pequenas quedas de água estão localizadas no parque nacional dos lagos de Plitvice (Croácia). Neste parque existem 16 lagos que se encontram a diferentes altitudes, o que leva à formação de um grande número de cascatas que ligam cada um dos lagos. A UNESCO declarou este território património mundial e é actualmente um dos maiores destinos turísticos da Croácia.

 

Cataratas Ban Gioc–Detian – China e Vietname

cataratas, queda de água, cascata

Cataratas Ban Gioc–Detian, China e Vietname. Fotografado por jankgo

Estas cataratas podem ser divididas em duas partes, a catarata de Deltian que pertence ao território chinês e as cataratas de Ban Gioc que fazem parte do Vietname. Apesar de terem apenas 30 metros de altura, estas cataratas tem uma largura de 300 metros.

 

Cataratas do Iguaçu – Argentina e Brasil

cataratas, queda de água, cascata

Cataratas do Iguaçu, Argentina e Brasil. Fonte: Pixabay

As cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina. Estendem-se ao longo de 2.7 km, tem uma altura máxima de 82 metros e são constituídas por cerca de 275 quedas de água. O Parque Nacional de Iguaçu no Brasil é considerado património mundial pela UNESCO.

 

Cataratas de Nohkalikai – Índia

cataratas, queda de água, cascata

Cataratas de Nohkalikai. Fotografado por Pankaj Kaushal

As cataratas de Nohkalikai têm 340 metros de altura, sendo por isso a maior queda de água da Índia e a quarta maior do mundo. Durante os meses de inverno esta queda de água pode ser observada em todo o seu esplendor, devido ao maior fluxo de água provocado pela precipitação.

 

 

Artigos Recomendados