10 das mais belas aves do mundo

Existem inúmeras de espécies de aves espalhadas pelo mundo, todas elas com a sua devida beleza e atributos, neste artigo abordamos então algumas das aves consideradas das mais belas do mundo.

 

Pavão

Clique na imagem para ampliar

Os Pavões são aves galináceas de origem asiática.

O pavão macho possui uma exuberante plumagem azulada com reflexos metálicos e uma longa cauda com penas manchadas de ocelos que eleva para atrair a fêmea.

A sua cauda pode atingir dois metros de comprimento.

 

Galo da Serra

Clique na imagem para ampliar

Esta ave encontra-se nas áreas montanhosas da América do Sul, podem atingir um comprimento de cerca de 28 centímetros.

Os machos desta espécie possuem uma exuberante plumagem alaranjada e uma proeminente crista em forma de meia lua. As fêmeas possuem uma crista menos evidente e cor castanho escuro.

 

Tucano Bico de Arco- Íris

Clique na imagem para ampliar

A sua plumagem é principalmente preta e brilhante, com o pescoço e peito com plumagem amarela e penas vermelhas na ponta do rabo. Tem um bico colorido (como o arco-íris) com cerca de 16 centímetros de comprimento.

Encontram-se essencialmente na Colômbia, Venezuela e sul do México.

 

Ave do Paraíso

Clique na imagem para ampliar

Existe uma grande variedade de espécies desta ave, cerca de 40 espécies. Uma das características mais marcantes desta ave, nomeadamente nos machos, é a sua plumagem exuberante , usada como atração nos rituais de acasalamento. As fêmeas têm plumagem em tons de cinza e castanho, enquanto que os machos da maioria das espécies apresentam plumagem colorida e também uma longa cauda.

O tamanho da Ave do Paraíso varia de espécie para espécie, podendo apresentar pequeno ou médio porte.

 

Pato Mandarim

Clique na imagem para ampliar

É uma ave de médio porte e encontram-se em florestas com lagos ou lagoas. São aves migratórias capazes de voar 800 quilómetros em 24 horas.

Possuem bico vermelho, peito roxo com barras brancas verticais e flancos rosados, com faixas laranjas que deslizam pelas costas. A fêmea desta espécie apresenta uma coloração acastanhada e cinza, assim como um anel branco que rodeia os olhos.

 

Quetzal

Clique na imagem para ampliar

É uma ave muito bonita,  típica da América Central, com plumagem colorida. O seu corpo é coberto por uma plumagem verde (apresentando variações de verde, como verde dourado, verde violeta e verde esmeralda) e o peito por plumagem vermelha. O bico é em parte também coberto por penas verdes, sendo amarelo nos machos adultos e preto nas fêmeas.

Mede cerca de 36 centímetros de corpo, mais cerca de 60 centímetros de cauda, pesando aproximadamente 210 gramas.

 

Cisne Branco

Clique na imagem para ampliar

São aves aquáticas, caracterizadas pelo seu longo pescoço, plumagem branca (tal como o nome indica) e patas curtas.

Podem medir em média cerca de 144 a 158 centímetros e têm como habitat lagos, lagoas e pântanos.

Os machos e as fêmeas desta espécie têm características muito semelhantes, embora os machos sejam maiores e apresentem uma protuberância negra no bico.

 

Araras

Clique na imagem para ampliar

As araras apresentam cauda longa e bico curvo, plumagem curta e língua grossa. Estas aves são geralmente coloridas, apresentando variações de cores. A maioria das aves desta espécie encontram-se no Brasil.

Muitas das espécies das araras encontram-se em via de extinção, pois são aves fortemente procuradas para serem animais domésticos / estimação.

Podem medir até um metro de comprimento e pesam em média cerca de um quilo.

São aves que apresentam uma grande capacidade de articular sons, imitando outros animais e até mesmo os humanos, emitindo sons bastante estridentes. para além disso são aves muito ágeis e inteligentes, com óptima interação e adaptação ao ser humano.

 

Pombo Coroado

Clique na imagem para ampliar

O Pombo Coroado apresenta plumagem azul cinza, na cabeça possui uma coroa de cristas também em tom de azul cinza com pontas brancas, a íris do olho vermelha e o peito de cor púrpura.

Em média esta ave mede cerca de 70 centímetros de comprimento e pesa cerca de 2,5 quilos. Macho e fêmea desta espécie apresentam características semelhantes.

 

Beija – Flor

Clique na imagem para ampliar

Os Beija-Flor são aves de pequeno porte, podendo medir entre 6 a 12 centímetros de comprimento. Regra geral, estas belas aves apresentam um bico longo, língua bifurcada e extensível (utilizada para extrair o néctar das flores).

Possuem asas com um formato peculiar e que aliados aos fortes músculos que as movem, fazem com que esta ave tenha uma admirável capacidade de voo, sendo a única ave com capacidade para voar para trás. O batimento das asas dos Beija-Flor podem chegar aos 90 batimentos por segundo, conforme a espécie.

Estas aves apenas se podem encontrar no continente americano.

 

 

 

Artigos Recomendados